1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Forte calor é destaque em MT e MS
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Forte calor é destaque em MT e MS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Carlos. Naviraí/MS.

3 min de leitura

Oferecido por

O predomínio do tempo ensolarado e seco sobre o Centro-Oeste do Brasil tem deixado as temperaturas extremamente altas no período da tarde. Sem a presença de ar polar, o forte calor é destaque esta semana, especialmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul

 

As temperaturas máximas estão bem acima da normalidade nas capitais. Nos últimos dias, a temperatura tem passado dos 36°C em Cuiabá (MT) e dos 30°C em Campo Grande (MS), sendo que a média da temperatura máxima em julho é de 32°C em Cuiabá e 27,5°C em Campo Grande, respectivamente, pelo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

São inúmeras cidades que vêm registrando temperatura máxima acima dos 33°C em Mato Grosso do Sul e dos 35°C em Mato Grosso. O município de Sonora, no extremo norte de Mato Grosso do Sul chegou a marcar 38°C na última segunda-feira (16) e 37,4°C na terça-feira (17), liderando o ranking da cidade mais quente do Brasil por dois dias consecutivos, segundo o INMET. 

 

Foto: Carlos. Naviraí/MS.

 

Nova massa polar vem aí 

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda vão enfrentar muito calor nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), mas uma nova massa polar deve trazer um refresco para o fim de semana.

A queda de temperatura é esperada a partir do sábado (21).  

 

O estado de Mato Grosso do Sul, o oeste e o sul de Mato Grosso serão as áreas que deverão sentir a maior queda nas temperaturas. Ainda assim, a expectativa não de ar polar intenso. Cuiabá terá uma queda na máxima, mas ainda deve beirar os 30°C. Já Campo Grande tem a chance de tardes mais amenas, com a máxima ficando próxima dos 26°C no sábado. Também volta a fazer um pouco de frio nas madrugadas do próximo fim de semana.  

 

Vai chover?

Apesar da chegada de uma nova frente fria e da entrada de ar polar em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, não há previsão de chuva. A tendência é de que as áreas de instabilidade e a chuva desta frente fria fiquem bloqueadas sobre o Sul do Brasil, restando apenas o aumento da umidade para os ambos os estados, e principalmente no sábado. 

 

 

Veja também: 

Brasília vai completar três meses sem chuva

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias