Oferecido por
A cidade de São Paulo chega ao fim do primeiro mês de inverno com temperatura bastante acima do normal. O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho e se prolonga até 22 de setembro. Mas até o fim de julho, três frentes frias vão passar pelo litoral paulista e a temperatura volta ao normal para o inverno, pelo menos por alguns dias. Depois de uma semana seca e quente, o tempo volta a ficar úmido frio.
Após uma manhã ensolarada e com temperatura em rápida elevação (com máxima chegando quase a 28°C) os ventos marítimos associados a uma frente fria no litoral se intensificaram e mudaram o tempo em toda a Grande São Paulo ainda no começo da tarde. Às 12h os termômetros ainda indicavam 27°C, mas às 15h a temperatura já havia despencado para 17°C na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana. A entrada do vento frio e úmido favoreceu a formação de muita névoa na cidade e até chuviscos isolados que ainda devem ocorrer durante a noite e a sensação de frio aumenta.
No domingo, a temperatura fica amena o dia todo e a sensação será de um friozinho. O céu fica nublado de manhã e pode garoar em alguns locais, mas depois o sol aparece, sempre entre muitas nuvens.
A passagem desta frente fria traz mais ventos para a Grande São Paulo que vão ajudar diminuir a concentração de poluentes. Os índices de poluição aumentaram esta semana com a falta de chuva e de ventos.
Foro de Amanda Sampaio, São Paulo (SP)
Chuva fraca nas praias
No litoral o vento entrou forte ainda durante a tarde e a temperatura também caiu de forma acentuada. No final da manhã os termômetros ainda indicavam quase 31°C em Bertioga, mas já ao meio dia a temperatura caiu para 19°C na Baixada Santista. Houve uma rajada de até 74 km/h em São Sebastião, no litoral norte paulista.
No domingo, o tempo fica mais instável, com muitas nuvens o dia todo Pode chover fraco a qualquer hora e a temperatura fica baixa.
Não há expectativa de agitação no mar neste fim de semana. As ondas ficam pequenas, oscilando em torno de 0,5 metros.
Só nuvens no interior
A nova frente fria que passa sobre São Paulo neste fim de semana provoca apenas aumento da nebulosidade sobre o interior de São Paulo. Mas no oeste e no sul do estado, que são áreas próximas da divisa com o Paraná, a sensação será de um friozinho neste sábado. Mas o friozinho é só no sábado. O domingo amanhece frio, mas a tarde será quente.
Mas as outras regiões do estado de São Paulo continuam quentes no sábado e no domingo, pois o ar polar não vai conseguir entrar com força.
Mais ar polar até o fim de julho
Mais duas frentes frias vão passar por São Paulo até o fim de julho. A primeira durante a terça-feira, 24 de julho, e a segunda deve chegar ao estado no dia 29 de julho. Estas frentes virão mais fortes e poderão provocar um pouco de chuva na Grande São Paulo e em algumas áreas pelo interior, além do litoral.
Fique atento com a acentuada queda da temperatura na Grande São Paulo nesta próxima semana, que será úmida e fria.