1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Frente fria chega ao Sul do Brasil com tempestades severas
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria chega ao Sul do Brasil com tempestades severas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Maira Di Giaimo, Gramado (RS)

6 min de leitura

Oferecido por

Uma grande e forte frente fria chega ao Sul do Brasil nesta sexta-feira, 24 de agosto, e deixa toda a Região Sul em alerta para tempo severo. Até a segunda-feira, 27 de agosto, os estados do Sul do Brasil podem ter chuva forte, granizo, ventania, até com risco de tornado, frio intenso, neve e geada. Porto Alegre e Curitiba podem voltar a ter geada.

 

A situação meteorológica é preocupante porque esta frente fria vem trazendo muito ar frio de origem polar e há previsão de formação de um forte ciclone extratropical. A acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre entre o Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina nesta sexta-feira, 23 de agosto,  e o choque térmico com a aproximação da nova onda de frio, facilitam a formação de nuvens muito carregadas sobre o Sul do Brasil.

 

Tempestades se espalham desde a madrugada

A chuva já começou na madrugada e veio intensa por diversos municípios do Rio Grande do Sul. Nas últimas 6 horas, entre 4 horas e 9 horas, choveu 64,4 mm em Alegrete, 48,4 mm em Santana do Livramento, 42,2 mm em São Gabriel e 36,2 mm em Bagé, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  

 

Já pelo CEMADEN, Uruguaiana acumula 87,4 mm em 24 horas, até às 9 horas. 

 

Em Porto Alegre e região metropolitana, uma tempestade acompanhada por granizo aconteceu no final madrugada e provocou estragos, como queda de árvore no bairro Rio Branco e interrupção de energia elétrica. As informações são de pelo menos 35 semáforos ficaram inoperantes no começo da manhã. 

 

Chuva forte

A sexta-feira é de alerta para temporais nos três estados. A maioria das áreas da Região Sul passa o dia com nuvens carregadas que provocam chuva por várias horas. No norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no litoral norte de Santa Catarina, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite.

 

Há risco de chuva forte em pouco tempo e também da chuva moderada a forte que persiste por várias horas em todos os estados, inclusive nas capitais, podendo ocorrer alagamentos. Alerta também para queda de granizo que pode ocorrer em vários locais de toda a Região Sul.

 

sat_SUL_24.08 Imagem de satélite desta sexta-feira, mostra a grande quantidade de instabilidade que cresceu sobre o Sul do Brasil.  

Ventania

O Sul do Brasil também fica em alerta para ventania nesta sexta-feira. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas podem chegar a velocidades em torno de 100 km/h.

 

A previsão de tornado é muito difícil de se fazer, mas a possibilidade do fenômeno não pode ser descartada para esta sexta-feira, 23 de agosto, por causa das condições atmosféricas esperadas. Mas tecnicamente não há condições para precisar o local onde o tornado poderá se formar com muitas horas de antecedência. De qualquer forma, o risco de ocorrência vale para os três estados da Região Sul.

 

RS_Gramado-por-Maira-Di-Giaimo---12-6-18-chuvoso-e-frio_1

Foto de Maira Di Giaimo, Gramado (RS)

 

 

Muito frio e chance de neve no fim de semana

Durante o fim de semana, 25 e 26 de agosto, a população do Sul do Brasil volta a sentir muito frio, com ar gelado de origem polar atuando forte. De forma geral, o vento enfraquece no sábado, mas o leste e o sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda poderão sentir rajadas intensas, entre 70 km/h e 100 km/h, que podem ocorrer também em Porto Alegre e em Florianópolis.

 

No sábado, a nebulosidade diminui e o sol reaparece em grande parte da Região Sul. Ainda pode chover no leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, no litoral sul de Santa Catarina, no leste e norte do Paraná, inclusive em Curitiba.

 

possibilidade de nevar, especialmente à tarde e à noite, nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense.

 

Geada

O  domingo, 26 de agosto, será um dia típico de inverno na Região Sul do Brasil, com muito frio, sol e ar seco em quase todas as áreas. O leste do Paraná ainda terá muitas nuvens.

Temperaturas abaixo de zero devem ser registradas nos três estados e há condições geada, até com forte intensidade. Volta a gear na Grande Porto Alegre.

 

O frio intenso e condições para geada persistem na segunda-feira. Pode gear em Curitiba. Confira a previsão de geada para a Região Sul.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias