Oferecido por
Nuvens bastante carregadas se desenvolveram sobre o nordeste do Amazonas e provocaram fortes pancadas de chuva na região de Manaus, com muitos raios. A chuva forte reduziu a subitamente a visibilidade no aeroporto internacional da capital do Amazonas. às 13 horas local (14 horas em Brasília) a chuva já caía fraca e a visibilidade era total. Mas treze minutos depois, às 13h13, a visibilidade baixou para 1000 metros. Por volta das 13h40, com a diminuição da chuva, o alcance visual na pista do aeroporto aumentou para 8000 metros.
A região de Manicoré também foi atingida por estas áreas de instabilidade e recebeu quase 24 mm de chuva em cerca de 40 minutos.
A chuva forte também derrubou a temperatura que estava em 29°C, às 13 horas local e baixou para 24°C, às 13h13.
Curiosidade
O Brasil secou muito nesta quinta-feira e a região de Manaus era um dos poucos locais no país que estavam com nuvens carregadas no começo da tarde. Na imagem das 13h30 (Brasília) captada pelo satélite GOES 16, a maior parte do país estava em tons de marrom indicando pouca nebulosidade. As nuvens carregadas aparecem como manchas azuladas e esbranquiçadas.
Friagem intensa à vista
Outra grande frente fria avança sobre o Brasil a partir desta sexta-feira, 24 de agosto, trazendo temporais e uma intensa onda de frio. Acre, Rondônia e o sul do Amazonas devem ter fortes pancadas de chuva e acentuada queda da temperatura no próximo fim de semana.
Foto de Leandro Fernandes, Manaus (AM)
Calor e ar seco no PA e TO
Os demais estados da Região Norte não vão sentir os efeitos da passagem desta frete fria. O calor e o ar seco predominam no Tocantins e na maior parte do Pará até o domingo, 26 de agosto. Poucas pancadas de chuva ocorrem no Amapá, em Roraima e no norte do Pará.
No sul e leste do Pará e no Tocantins, o calor se aproxima dos 40°C e umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%.