1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Capitais do CO podem bater recorde de calor
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Capitais do CO podem bater recorde de calor

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

MT_Cuiabá_Sergio Salles

3 min de leitura

Oferecido por

O ar quente e seco ganha ainda mais força sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira (31) e, com o excesso de calor, as quatro capitais da Região podem bater o recorde de temperatura máxima do ano de 2018. Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o atual recorde em Cuiabá foi de 39°C, no dia 14 de agosto. Já Campo Grande, teve 34,5°C no dia 24 de janeiro. Goiânia teve com 35,5°C nos dias 20 e 23 de janeiro, enquanto Brasília registrou 31,2°C no dia 13 de agosto.

 

A sexta-feira será de tempo aberto e poucas nuvens no leste do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. Nessas áreas, os níveis de umidade relativa do ar ficarão baixos, e Campo Grande e Cuiabá devem atingir níveis próximos de 30%. Já Goiás e o Distrito Federal podem chegar aos 20% nas horas mais quentes do dia.

 

A baixa umidade favorece as condições para o alastramento de focos de incêndios. Nas últimas 48 horas, o Estado do Mato Grosso foi o segundo do país a ter mais registros de queimadas. Confira a tabela abaixo.

 

tabela (1)

 

Volta a chover em MT e MS

Uma frente fria avança pelo Sul do país e consegue formar áreas de instabilidade nas regiões de fronteira com a Bolívia e com o Paraguai. No sul e oeste de Mato Grosso Sul e do Mato Grosso, durante grande parte do dia o sol ainda aparece e as temperaturas ficam elevadas. Entre a tarde e a noite podem ocorrer algumas pancadas de chuva, com moderada a forte intensidade em alguns momentos. 

 

As rajadas de vento vão continuar ocorrendo sobre a Região ao longo desta sexta-feira,  com ventos de até 50 km/h, que podem ser mais intensos em alguns momentos do dia.

 

Foto: Sergio Salles - Cuiabá/MT

 

Fim de semana

Uma massa de ar frio de origem polar chega ao sul de Mato Grosso do Sul e à fronteira da Bolívia com Mato Grosso neste sábado (1), e provoca ligeira queda nas temperaturas. Até segunda-feira (3), o frio aumenta bastante nessas áreas. Em Goiânia e Brasília, o tempo continua quente e seco.

 

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias