1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Calor intenso antecede virada do tempo no Estado de SP
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor intenso antecede virada do tempo no Estado de SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Gleive Marcio Rodrigues - Palmas - TO

4 min de leitura

Oferecido por

O sábado foi marcado por forte calor e baixa umidade relativa do ar no estado de São Paulo. Na capital paulista, a máxima observada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santa foi de 31,8°C, sendo assim, foi a maior temperatura do inverno até agora e também a maior desde março na cidade. A umidade chegou a 18% entre 13h e 16h.

Pelo interior do estado o calor foi ainda mais intenso, com máximas de 38°C nas regiões de Andradina, Ilha Solteira e Perereira Barreto no noroeste paulista. Em Presidente Prudente a tarde deste sábado foi a mais quente do ano, com máxima de 35,9°C, superando os 35,7°C do dia 23 de janeiro, que era até então a maior temperatura de 2018 por lá. A umidade chegou a 15% em Valparaíso.

A única região que escapou do forte calor foi o litoral, onde o vento marítimo mais frio e mais úmido manteve a temperatura amena e a umidade em níveis confortáveis. A máxima em Santos não passou dos 24°C e a umidade se manteve acima dos 70%.

O domingo ainda será um dia com muito calor em quase todo o estado, apenas na região de Presidente Prudente é que a temperatura já não sobe tanto, por conta do aumento de nebulosidade desde cedo. Nas demais áreas, o sol predomina e a temperatura passa dos 30°C à tarde. Na capital paulista a máxima prevista é de 31°C e em Ribeirão Preto chega aos 35°C.

 

A aproximação de uma frente fria, a mesma que provocará o aumento de nuvens no extremo oeste paulista, vai ajudar a formar nuvens carregadas a partir da tarde em parte do interior. Por isso, há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde na faixa que vai desde o noroeste do estado, passando pelo centro até o sul paulista. Em Presidente Prudente pode chover já pela manhã e a entrada do ar mais frio de origem polar provoca acentuada queda de temperatura à noite na região.

Na segunda-feira, a frente fria atravessa o estado e o ar polar se espalha. O céu fica mais nublado em todas as regiões e a temperatura cai bastante em relação ao fim de semana. Há condições de chuva a qualquer hora do dia no centro-leste paulista, incluindo a capital e o litoral. Na terça-feira, muitas nuvens ainda permanecem pelo leste do estado e pode chover fraco. A temperatura continua baixa. A partir de quarta-feira o sol volta a aparecer, não há mais condições de chuva e a temperatura volta a subir. Ainda assim as noites e madrugadas de terça a sexta-feira serão frias em todo o estado, com temperaturas abaixo dos 10°C no interior e de até 10°C na capital paulista.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias