Oferecido por
Nesta época do ano, o ambiente fica mais seco e mais propício a queimadas no Cerrado e na Amazônia. As queimadas são muito comuns no Brasil pelos motivos mais diversos.
As queimadas possuem papéis bem distintos e controversos na natureza. Por exemplo, existem diversos estudos que associam essas partículas emitidas pela combustão do solo à diversas doenças respiratórias. Um outro exemplo é a destruição e a alteração de ecossistemas, que causa impacto na fauna, na flora, na circulação de águas subterrâneas e no microclima da região. Apesar disso, também existem estudos que mostram a contribuição das queimadas no transferência de nutrientes entre biomas, como por exemplo, o transporte de nitrogênio e fósforo do Cerrado para a Amazônia, o que é vital para a floresta.
Por muitas vezes, as partículas emitidas em queimadas viajam longas distâncias na atmosfera, atingindo outras regiões, como na imagem do satélite GOES-16.
Fumaça na América do Sul. vista pelo satélite GOES 16. Fonte: NASA.
A imagem capturada às 9:00 no horário de Brasília, retrata a fumaça originada nos biomas do Cerrado e da Amazônia viajando à leste da cordilheira dos Andes, sendo transportada pelos Jatos de Baixos Níveis.