1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Mais calor para as capitais do CO
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais calor para as capitais do CO

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: José Vieira - Dourado - MS

3 min de leitura

Oferecido por

O calor continua intenso no Centro-Oeste. A massa de ar seco que influência a Região inibe a formação de nuvens de chuva e a temperatura tem ficado bastante elevada e superando facilmente os 40°C. Cuiabá registrou um novo recorde de calor para 2018 no dia 10 de setembro, com máxima de 40,8°C. O recorde anterior era de 40,2°C, em 9 de setembro.


Nesta quarta-feira, com as máximas previstas 40°C para Cuiabá, 35°C para Campo Grande e 36°C para Goiânia não se pode descartar completamente a chance de novos recordes nestas capitais.Os recordes atuais são: 36,5°C em Goiânia ( 07/09), 34,8°C em Campo Grande (10/09 e 9/09) e Cuiabá 40,8°C em (10/09).

 

Foto: José Vieira - Dourado - MS

 

A presença do ar seco faz com que os níveis de umidade fiquem cada vez mais baixos e eleva o risco de queimadas que se espalham pelo Centro-Oeste. Em  Campo Grande, Cuiabá, no interior de Mato Grosso, no Distrito Federal e em Goiás, nas horas mais quentes do dia, os índices de umidade ficam entre 20% e 30%.  

 

O norte e noroeste de Mato Grosso, apesar do sol forte e do calor, pode ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas, principalmente, durante a tarde e a noite. 

 

Umidade aumenta

 

Na quinta-feira (13), um sistema de baixa pressão na Bolívia ajuda a formar nuvens carregadas que se espalham pelo sul de Mato Grosso do Sul e trazem de volta as pancadas de chuva acompanhadas de raios. Enquanto isso, no norte de Mato Grosso, a umidade aumenta e também chove. 

 

Na sexta-feira, várias áreas de Mato Grosso do Sul poderão amanhecer com chuva. Os maiores volumes são esperados para o sul do estado. No Mato Grosso, a umidade avança do norte para o oeste do estado e ocorrem pancadas de chuva. 

 

Até o fim da semana, as áreas de instabilidade ganham força sobre o Mato Grosso do Sul  e as pancadas de chuva chegam até o sul de Goiás.

 

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias