Oferecido por
Manaus começou outubro com pouca nebulosidade e pouca chuva, o que fez o calor aumentar. A tarde de 2 de outubro foi a mais quente deste ano até agora, com temperatura máxima de 37,0°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia às 15 horas (Brasília). A temperatura máxima definitiva do dia 2 de outubro será conhecida após a leitura do termômetros às 21 horas, no horário de Brasília, e poderá ser alguns décimos acima da marca dos 37,0°C.
Recorde de calor anterior de 2018 em Manaus era de 36,7°C nos dias 2 e 19 de setembro.
Calor da seca
Os meses de agosto, setembro e outubro costumam ser os mais quentes na região de Manaus, pois são meses em geral com pouca chuva. Podemos dizer que é a época de "seca". As maiores médias históricas de temperatura máxima são de setembro, 32,9°C, outubro, 32,8°C e agosto, 32,6°C. Do início de setembro até 2 de outubro, o INMET registrou alguma chuva sobre a capital do Amazonas em apenas 10 dias e apenas 2 tiveram chuva forte.
A média de chuva de chuva de agosto é de aproximadamente 64 mm, de setembro, 76 mm e de outubro 104 mm.
Em setembro, segundo o INMET, choveu 80,8 mm em Manaus, 6% acima da média histórica para o mês que é de aproximadamente 76 mm. Agosto foi muito seco. Choveu 19,5 mm, 70% abaixo da média histórica.
Foto: João Victor Cruz, Manaus/AM
Pancadas de chuva
Nos próximos dias, Manaus terá várias horas com sol forte e algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e à noite, mas a chuva não se prolonga por muitas horas. Veja com o fica o tempo na Região Norte no fim de semana do primeiro turno das eleições 2018.