Oferecido por
A recente passagem de uma frente fria provocou muita chuva por todo o litoral do estado de São Paulo. A chuva volumosa provocou queda da várias barreiras na rodovia dos Tamoios que teve trechos interditados. A Concessionária Tamoios informou que a interdição ocorreu no trecho de serra da Tamoios, em Caraguatatuba por causa da queda de barreiras no km 71,8, no km 69 e km 78,4. A interdição ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 12 de outubro, e ainda havia risco iminente de outras quedas de barreiras no trecho.
A rodovia dos Tamoios liga São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista. Em alguns locais de Caraguatatuba, pela medição Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - choveu 140,2 mm entre 6 horas do dia 11 e 6 horas do dia 12 de outubro. É um volume de água extremamente elevado para um período de 24 horas. Foi praticamente a chuva de todo o mês de outubro caindo em um dia. A média de chuva normal para outubro em Caraguatatuba é de aproximadamente 145 mm.
Mais de 100 mm em vários locais
A chuvarada foi generalizada pelo litoral de São Paulo. A chuva começou na quarta-feira, 10, mas ficou mais persistente e com moderada a forte intensidade durante toda a quinta-feira, 11 de outubro. Na madrugada da sexta-feira, 12 de outubro, ainda choveu com moderada a forte intensidade em trechos do Litoral Norte.
Veja quanto choveu em alguns locais entre aproximadamente 6 horas do dia 11 e 6 horas do dia 12 de outubro, segundo CEMADEN
Caraguatatuba/Tabatinga: 140,2 mm
Caraguatatuba/Rio do Ouro: 88,8 mm
Cubatão/Fabril: 116,1 mm
Cubatão/Cota 200: 109,4 mm
Ubatuba/Figueira: 103,3 mm
Praia Grande/Cidade da Criança: 95,8 mm
Peruíbe/Centro: 95,5 mm
Santos/Sítio das Neves: 85,5 mm
Ubatuba/Ipiranguinha: 83,7 mm
Mongaguá/Centro: 82,7 mm
São Vicente/Rodovia Padre Manoel: 82,1 mm
Mais chuva
A situação do litoral de São Paulo é crítica neste fim de semana porque tem previsão de mais chuva e risco de chuva forte.
Para este sábado, 13, a previsão até é sol forte por várias horas, o que vai ajudar a evaporar a água retida no solo, mas pode chover forte no fim da tarde e noite por causa do calor e a chegada de outra frente fria.
A situação do tempo vai continuar muito complicada no domingo e na segunda-feira, porque a passagem da frente fria vai fazer a chuva chuva cair persistente e prolongada por várias horas consecutivas. O solo já está encharcado e essa chuva constante esperada para o domingo e segunda-feira vai deixar o solo ainda mais propício a novas quedas de barreira.
A chuva não deve ser tão forte e volumosa como foi na quinta-feira, 11, mas qualquer chuva adicional agora só vai piorar a situação no litoral de São paulo.
Períodos com sol e diminuição da chuva são previstos para a terça e quarta-feira, 17 de outubro.
Foto por Clara Machado, Ubatuba/SP