1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Por que não tem feito muito calor em São Paulo em outubro?
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Por que não tem feito muito calor em São Paulo em outubro?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Santos Albuquerque, São Paulo (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

Outubro normalmente é um mês onde as tardes quase sempre são quentes na cidade de São Paulo. Mas não foi isto que ocorreu na primeira quinzena do mês. A sensação de friozinho predominou.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, a temperatura máxima passou dos 27°C em seis dias da primeira quinzena de outubro. A média das temperaturas máximas registradas de 1 a 15 de outubro ficou pouco mais de 1°C abaixo da média normal de máxima para outubro, que é de 25,9°C.

Já a média das temperaturas mínimas da primeira quinzena de outubro ficou quase que2°C acima da média normal  é de 16,0°C.

O mês ainda não terminou e nada se pode concluir sobre como vão ficar as médias de máximas e mínimas de outubro. Mas a previsão para a segunda quinzena está a favor do vento frio.

 

Frentes frias

O que aconteceu com a temperatura na cidade de São Paulo foi influência direta das três frentes frias que passaram pelo litoral paulista na primeira quinzena de outubro. Isto fez com que o vento frio e úmido do mar predominasse sobre a capital paulista deixando o ar sempre carregado de umidade, o que facilitou a formação de muitas nuvens.

A combinação de excesso de nebulosidade e ar frio de origem polar dificultaram a elevação da temperatura à tarde, o que explica as média de máximas abaixo do normal. Por outro lado, o excesso de nuvens na madrugada impediu um resfriamento mais acentuado (que ocorre em noites com poucas nuvens), o que justifica as madrugadas mais quentes.

 

 

Foto de Santos Albuquerque, São Paulo (SP)

 

Tendência da temperatura na segunda quinzena

O esquenta-esfria em pouco tempo ainda será observado na cidade de São Paulo durante a segunda quinzena de outubro. A previsão é que mais três frentes frias passem pelo litoral paulista fazendo com as temperaturas tenham um comportamento semelhante ao da primeira quinzena. Não vai dar para contar com o calor por muitos dias consecutivos. A tendência de elevação da temperatura será interrompida pela passagem das três frentes frias que trazem ar frio para a capital paulista.

 

A primeira frente fria da segunda quinzena de outubro passa pelo litoral paulista na sexta-feira, 19 de outubro. São Paulo esquenta nos dias 17 e 18 e esfria no dia 19. A segunda frente fria deve passar pela cidade entre os dias 24 e 25 de outubro e a terceira frente fria deve fechar o mês de outubro com temperatura amena na capital paulista

Confira a previsão para a capital paulista para os próximos dias.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias