Oferecido por
A cidade de Ribeirão Preto, uma das maiores do estado de São Paulo, teve um impressionante tempestade na manhã de hoje. A chuva começou no fim da madrugada, mas se intensificou rapidamente e, em poucas horas, algumas áreas da cidade receberam a média de chuva normal para todo o mês de outubro. A chuva de 1 mês caiu em 6 horas em alguns locais. A chuvarada causou grandes problemas para a população.
Choveu forte e de forma generalizada sobre Ribeirão Preto, mas a região mais afetada pela chuva volumosa foi a de Vila Mariana. Pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - entre aproximadamente 5 horas da madrugada e 11 horas da manhã desta quarta-feira, 17 de outubro, choveu 140 mm no bairro de Vila Mariana. No mesmo período choveu 67 mm no centro, 91 mm no Jardim Prof. Antonio Palocci, 96 mm no Distrito Norte e 62 mm no Jardim São José. A média de chuva normal para Ribeirão Preto em outubro fica entre 120 mm e 150 mm.
O aeroporto local registrou uma rajada de vento com 62 km/h às 6 horas da manhã.
Por que choveu tanto?
Na madrugada e manhã desta quarta-feira, 17, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera forçou uma concentração do ar úmido entre o norte do estado de São Paulo e o Sul de Minas Gerais. Ventos quentes também sopravam sobre estas áreas e colaboraram para a formação de aglomerados de nuvens do tipo cumulonimbus, que são as nuvens que provocam os temporais.
Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 é possível ver estas nuvens (manchas em tons de vermelho) crescendo entre o norte de São Paulo e a região do Sul de Minas. Repare que enquanto a área de chuva maior se afasta de Ribeirão Preto, outro pequeno núcleo cresce sobre a região da cidade fazendo a chuva forte prosseguir por mais algum tempo. A animação corresponde a nebulosidade observada entre 5h30 da madrugada e 10h15 da manhã de 17/10/18, pelo horário de Brasília.
Tempo instável à tarde
O tempo permanece instável na região de Ribeirão Preto na tarde de hoje, com muitas nuvens, períodos com um pouco de sol e mais pancadas de chuva. Não dá para descartar alguma chuva de moderada a forte intensidade no decorrer da tarde, mas a chuva já não deve ser tão volumosa como de manhã. Pode chover um pouco à noite, mas o risco de temporais é menor.
SP terá mais chuva até o fim da semana
Outubro já deu chuva forte e volumosa para muitas áreas do estado de São Paulo. Três frentes frias passaram pelo litoral paulista na primeira quinzena do mês e a quarta está chegando no fim desta semana. Isto significa mais chuva!
Para esta quinta-feira, 18, a previsão é de um dia mais quente em todo o estado de São Paulo. Tem muito ar úmido disponível sobre o estado e o aumento do calor vai facilitar a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de mais temporais.
O sol vai aparecer desde cedo em São Paulo, a temperatura sobe rapidamente e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todas as regiões do estado de São Paulo. Há risco de temporais inclusive na Grande São Paulo.
Na sexta-feira, 19, outra frente fria estará passando pelo litoral paulista e ajudar a formar mais áreas de instabilidade sobre o estado. As condições para chuva são altas na sexta-feira para todas as regiões paulistas, mas a chuva mais frequente e volumosa deve o ocorrer em áreas do centro, sul e leste do estado. A sexta-feira será um dia com predomínio de chuva e temperatura amena na capital e no litoral
Fim de semana com vento frio
No fim de semana, o vento frio de origem polar sopra moderado por todo o estado e faz a temperatura baixar. As condições para chuva diminuem e o sol deve predominar no interior. Na Grande São Paulo, no litoral e em todo o leste do estado de São Paulo, o fim de semana será úmido, sujeito a chuva fraca principalmente no sábado e com temperatura baixa. A sensação será de frio em muitas horas.
Foto de Rogeiro Pajolla, Ribeirão Preto (SP)