Oferecido por
A presença de uma frente fria no sul da Bahia, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis na costa do Nordeste e a presença da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical no litoral norte do Brasil estimulam a formação de nuvens carregadas em grande parte do Nordeste.
Neste sábado, a previsão é de muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora do dia no sul da Bahia. Só não deve chover em Salvador, Recôncavo baiano, Alagoas e Sergipe. No Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e no oeste de Pernambuco, o sol aparece e as pancadas de chuva acontecer à tarde de forma rápida e passageira.
Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva à partir da tarde acompanhadas de raios. Pode chover forte.
Foto: Edimarcos Oliveira - Lapão - BA
No domingo, o ar quente e úmido e a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera continuam estimulando a formação de nuvens carregadas sobre o Nordeste.
Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará e o sertão de Pernambuco terão condições para várias pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Em Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva que em alguns momentos pode cair com moderada intensidade.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, há risco de chuva muito volumosa e forte em Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus e Bom Jesus da Lapa.
Volumes de chuva
Tem chovido bastante em várias cidades nordestinas. Na última sexta-feira, cidades da Bahia e da Paraíba estavam na lista dos 10 maiores volumes de precipitação acumulada no país, no período entre 10 horas do dia 6 e 10 horas de 7 de dezembro (hora de Brasília), segundo o INMET.
A cidade baiana de Luis Eduardo Magalhães (BA) registrou 80,8 mm neste período, Formosa do Rio preto (BA), 62,2 mm e São Gonçalo (PB), 39,3 mm. Veja outros acumulados no quadro abaixo:
Leia também: Chuva de 6 dias supera a média do mês em locais do Nordeste