Oferecido por
A primeira semana de dezembro de 2018 foi marcada por predomínio de ar seco sobre o Sul do Brasil. Níveis de umidade entre 20% e 30% vêm sendo observados em muitas áreas dos três estados. As madrugadas frias, com temperaturas muito abaixo do normal para dezembro, também foram destaque na Região Sul esta semana. A região serrana de Santa Catarina teve geada cinco vezes e poderá ter a sexta de dezembro no fim de semana.
O que reduziu muito a umidade e a temperatura na Região Sul nos últimos dias foi o predomínio de ar frio de origem polar. A passagem de um ciclone extratropical pela costa da Região ajudou a reduzir os níveis umidade no ar.
Curitiba e Porto Alegre entre as capitais mais secas do BR
Porto Alegre e Curitiba foram as capital mais secas do país nos últimos dias. O mais inusitado foi o que ocorreu em Curitiba, onde normalmente o tempo é úmido, com níveis de umidade do ar elevados, praticamente o ano todo. No dia 5 de dezembro, Curitiba foi a capital mais seca do país, com nível de umidade relativa do ar de 27% às 16 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. No dia 4, a Porto Alegre foi a capital mais seca, com 29% de umidade no ar às 16 horas
Fim de semana seco
O seco e frio de origem polar ainda predomina sobre o Sul do Brasil no fim de semana. A baixa umidade no ar vai dificultar a formação de nebulosidade e por isso quase toda a Região vai passar o fim de semana com muito sol e céu azul.
No leste do Paraná, o sábado será com predomínio de céu nublado, garoa e sensação de frio, inclusive em Curitiba. O Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina ficam com muitas nuvens o dia todo, mas com um pouco de sol. A temperatura fica amena inclusive em Florianópolis.
No domingo, o sol fica forte desde cedo em praticamente toda a Região. Não há previsão de chuva para nenhuma área, mas leste do Paraná e o Vale do Itajaí (SC) terão muitas nuvens, mas com períodos com sol.
Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)
Frio e geada
O sábado amanhece frio em toda a Região Sul. Pode gear novamente nas regiões mais elevadas da região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nestas áreas, a temperatura na madrugada pode ficar pouco abaixo dos 5°C.
A região serrana de Santa Catarina teve geada cinco vezes nos últimos dias e poderá ter a sexta de dezembro no fim de semana.
O domingo será mais quente no Sul. A madrugada será menos fria e a tarde com temperaturas muita mais altas do que no sábado. Será um dia com grande amplitude térmica, que é a diferença em graus entre a temperatura mínima e a temperatura máxima do dia. Veja como vai ficar a temperatura no fim de semana em Porto Alegre.
Quando volta a chover?
O Sul do Brasil continua com muito sol e sem chuva até a terça-feira. As tardes ficam ainda mais quentes do que no fim de semana. Há uma chance de chuva na noite de terça, 11 de dezembro, para a região de Uruguaiana, no sudoeste do Rio Grande do Sul, mas as condições para chuva aumentam mesmo no Sul na quarta-feira, 12 de dezembro, com a chegada de uma frente fria.