Oferecido por
A combinação de calor intenso, com a pressão do ar baixa no sobre o Paraguai e aproximação de uma frente fria do Rio Grande do Sul provocaram fortes rajadas de vento sobre a Região Sul do Brasil na sexta-feira, 14 de dezembro. O vento forte ocorreu com e sem chuva.
Em Bom Jardim da Serra (SC), na região do Morro da Igreja, muitas rajadas entre 80 km/h e 90 km/h foram registradas, mas duas passaram dos 90 km/h. Entre 7 horas e 8 horas, uma rajada chegou aos 94 km/h e outra alcançou 92 km/h entre 9 horas e 10 horas.
Jaguarão (RS) teve rajada de 86 km/h na madrugada. Em Dom Pedrito, uma rajada chegou aos 84 km/h.
A mancha avermelhada no nordeste do Rio Grande do Sul é representa o aglomerado de nuvens carregadas que cresceu sobre a Grande Porto Alegre.
Granizo da Grande Porto Alegre
O calor intenso e a umidade do ar elevada que predominou sobre o Rio Grande do Sul na sexta-feira, 14 de dezembro, geraram nuvens muito carregadas também sobre a Grande Porto Alegre. O temporal que ocorreu por volta das 16 horas veio com chuva intensa, granizo e rajadas de vento com 70 km/h em Canoas.
Em Porto Alegre, a temperatura chegou aos 36,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A capital gaúcha bateu o recorde de calor para 2018 no dia 11 de dezembro, com 37,9°C. A capital gaúcha também teve rajadas com 70 km/h.
O fim de semana e a segunda-feira reservam mais temporais sobre o Rio Grande do Sul.
Foto de Dolores Klassen, Colonia Nova