Oferecido por
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está próxima da costa norte do Brasil e, na imagem de satélite abaixo (desta manhã de sábado - 15/12), é possível observar a influência deste sistema que favorece a formação de nuvens carregadas.
Neste fim de semana a chuva acontece com frequência no litoral do Amapá, no nordeste do Pará e na faixa litorânea entre o Maranhão e o Ceará. Há risco de chuva forte, que em alguns momentos pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em São Luís (MA), do dia 01 até o dia 14 de dezembro, já choveu 82,3 mm, o que superou a média do mês que é de 72,5 mm. Até o fim do ano esse volume acumulado irá aumentar muito mais, pois a tendência é que a chuva aconteça de forma regular e também são esperados temporais, os quais caracterizam-se por acúmulos de chuva volumosa em um curto período de tempo.
Em Belém (PA), no mês passado (novembro) a chuva foi abundante e acumulou quase o dobro da média Climatológica. Nesta primeira quinzena de dezembro, a chuva continuou acontecendo com bastante regularidade. Até ontem (14/12) o Inmet registrou 192 mm acumulados, o que já representa aproximadamente 70% da média climatológica para dezembro. A chance de Belém fechar este mês com chuva acima do normal outra vez é bastante alta.
Em Macapá (AP), do dia 01 ao dia 14 de dezembro, o acumulado de chuva foi de 135,2 mm, o que já está muito próximo da média que é de 153,5 mm.
Em Fortaleza (CE), choveu pouco até agora. Do dia 01 ao dia 14, foram acumulados 28,9 mm. Porém, com a proximidade da ZCIT, nos próximos dias há risco de chuva forte e a média deste mês, que é de 43,8 mm, também poderá ser ultrapassada.