Oferecido por
Nuvens bastante carregadas voltaram a crescer a partir do fim da tarde da terça-feira, 18 de dezembro, após um dia de forte calor. A cidade de São Paulo bateu recorde de calor com mais de 34°C. No Vale do Ribeira, a temperatura chegou aos 39,2°C em Registro e no litoral sul do estado fez 39,4°C em Iguape. As medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia e revelam como o estado de São Paulo ficou quente. A temperatura de Iguape ficou entre as cinco maiores do país!
Este ar muito quente combinado com a umidade do ar ainda elevada gerou as nuvens de grande porte que trouxeram temporais para a noite desta terça-feira. A chuva não cai generalizada e nem consegue refrescar muito o ar, mas pode causar problemas em diversas áreas da Grande São Paulo e em vários locais do sul e do centro-leste do estado. Fortes pancadas de chuva continuam a ocorrer no decorrer da noite desta terça-feira, 18, podendo se prolongar pela madrugada da quarta-feira, 19, atingindo áreas como a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, região de Sorocaba, de Campinas, o litoral sul e Baixada Santista. Além de raios, pode ocorrer granizo e rajadas de vento com até 80 km/h. Há potencial para alagamentos.
Por volta das 20 horas, o córrego Lajeado, na região do Itaim Paulista, na zona leste da capital paulista, estava quase transbordando.
Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP.
Veja as nuvens carregadas pelas imagens captadas pelo satélite GOES 16 a cada 15 minutos.
Volumes de chuva
Pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - entre 17h20 e 20h20 choveu 42,2 mm em Ferraz de Vasconcelos/Jardim Renata, 31,5 mm em São Paulo/Cangaíba, 31,2 mm em São Paulo/Chácara Dona Olívia. No bairro da Freguesia do Ó, na zona norte da cidade de São Paulo foram 33,2 mm em apenas 1 hora.
Quarta-feira com alerta para temporais
A quarta-feira terá sol e calor no estado de São Paulo, mas também muitas pancadas de chuva. Há potencial para temporais especialmente no sul e centro-leste do estado, incluindo a Grande SP. Pode chover na madrugada e começo da manhã e novamente à tarde e à noite.
Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP)