Oferecido por
O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23, no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília.
Os meses de verão são os mais chuvosos do ano na maioria das áreas do país. Mas a Região Sul não obedece esta regra. No Sul do Brasil, o verão é marcadamente a estação mais chuvosa do ano no norte do Paraná. Nas demais áreas da Região Sul, o volume médio mensal de precipitação não tem grande diferença entre o verão e o inverno.
O verão de 20109 terá a influência do fenômeno El Niño que se define de vez no decorrer do mês de janeiro de 2019. A expectativa é de que seja um El Niño fraco a moderado e de curta duração inflluenciando o verão, mas se descaracterizando rapidamente durante o outono de 2019.
Tendência para o Verão 2019
Um dos efeitos clássicos do El Niño sobre o Brasil é o aumento da frequência e do volume de chuva sobre o Sul do Brasil.
O verão na Região Sul deve começar sem as características típicas do El Niño. Isso quer dizer que as chuvas não serão tão volumosas e constantes, como acontece em anos de El Niño. Com isso, a chuva de janeiro de 2019 tende a ficar dentro da média para o mês na maioria das regiões dos três estados. Apenas o extremo norte e leste do PR e o leste de SC devem ter chuva um pouco acima da média. Já no sul do RS, a chuva de janeiro deve ficar abaixo da média Climatológica.
Em fevereiro e em março de 2019, a chuva tende a ser mais frequente e os dois meses devem terminar com chuva acima da média na maioria das áreas da Região Sul.
De uma forma geral as temperaturas seguem elevadas durante todo o verão.
A meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves dá mais detalhes sobre clima no Sul do Brasil no verão de 2019 diante do fenômeno El Niño.