Oferecido por
A semana foi marcada por pancadas de chuva frequentes e temporais especialmente no Rio Grande do Sul, que recebeu a influencia de frentes frias. Um novo sistema de Baixa Pressão atmosférica começa atuar no Uruguai mantendo alta as condições de chuva no estado gaúcho entre esta quinta-feira (20) e sexta-feira (21). A tendência será do aumento da instabilidade também sobre Santa Catarina e o Paraná.
Temporais no RS
Mais temporais ocorreram no Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 59 mm em Santiago, entre às 10 horas de quarta-feira (19) e às 10 horas desta quinta-feira. Choveu 52,4 mm em São Vicente do Sul, 52 mm em São Gabriel, 35,2 mm em Caçapava do Sul e 33 mm em Frederico Westphalen. Outras localidades do estado acumularam entre 10 a 30 mm de chuva.
A presença da Baixa Pressão no Uruguai associada às áreas de instabilidade que já estão sobre o Rio Grande do Sul ajuda a deixar o tempo carregado e a previsão é de mais pancadas de chuva, com alerta para novos temporais. As rajadas de vento podem chegar a 60 km/h. Ocorrem poucos de períodos de sol e o céu permanece com muita nebulosidade.
A sexta-feira vai continuar sob a influencia da Baixa Pressão no Rio Grande do Sul. O sistema terá um deslocamento em direção ao oceano e mantém o tempo instável com mais chuva no estado. Ainda há risco de temporais no decorrer desta sexta, inclusive na Grande Porto Alegre. Apesar desta condições, o ar continua bastante abafado.
Foto: Dolores Klassen Colônia Nova/RS
SC e PR com mais instabilidade
Já Santa Catarina e o Paraná permanecem com mais sol e muito calor e as pancadas de chuva com raios ocorrem entre à tarde e a noite, com risco de chuva forte.
Será nesta sexta-feira que as áreas de instabilidade associadas à Baixa Pressão se espalham mais atingindo o oeste catarinense e paranaense. Pode chover a qualquer hora e o risco de temporais é alto.
Às vésperas do verão, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) terão uma sexta-feira muito quente e o dia pode terminar com temporais. A nova estação começa oficialmente às 20h23, no horário de Brasília.
Quer saber como será o Verão 2019 no Sul? Veja aqui!