Oferecido por
O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23, no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília.
O verão 2019 terá a influência do fenômeno El Niño, mas a expectativa é de que seja um episódio com fraca a moderada intensidade e seja de curta duração. Este novo El Niño se concretiza de fato no decorrer do mês de janeiro, influencia o Brasil durante todo o verão 2019, mas deve enfraquecer rapidamente durante o outono de 2019.
Tendência para o verão 2019 na Região Norte
Um dos efeitos clássicos do El Niño na Região Norte do Brasil é o aumento da chuva do verão na porção norte da Região, que abrange Roraima, o Amapá, o norte do Amazonas e o norte do Pará.
Durante o mês de janeiro de 2019, a chuva será volumosa na maioria das áreas dos estados da Região Norte. O mês termina com chuva acima da média no AC, RO, sul do AM, AP e nordeste do PA. Nas demais áreas a extremo norte, a chuva deve ficar baixo da média. O calor continua o que contribui para a formação de temporais.
Durante fevereiro de 2019, deve chover menos do que a média principalmente no TO, que deve ser o mais afetado pelo El Niño. O mês será muito quente neste estado. Nas áreas ao extremo norte da Região (AP, RR, norte do PA e do AM), o mês deve terminar com chuva um pouco abaixo da média. No restante do Norte do Brasil, a chuva de fevereiro deve ficar dentro do esperado para o mês.
Em março a chuva volta a se regularizar. Mesmo assim, o mês deve terminar com um total de chuva ligeiramente abaixo da média na faixa norte da Região.