Oferecido por
Nesta sexta-feira (28), o sol aparece em toda a Região Norte do Brasil.
No Acre, sul do Amazonas, em Rondônia e no centro-sul do Tocantins, inclusive em Palmas, as áreas de instabilidade formadas pelo calor e alta umidade provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O tempo fica bastante instável e há risco para temporais isolados. Em Manaus, mesmo com a presença do sol, chove já pela manhã.
Em Belém, no Pará e o leste do Amapá, onde está a capital Macapá, A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical volta a influenciar essas áreas espalhando nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia, intercalando período de sol.
O ar está mais seco em Roraima e as condições para chuva são baixas em Boa Vista. No sul do estado ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios. Nas demais áreas da Região, o sol forte e a grande disponibilidade de umidade favorecem o crescimento de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva típicas de verão.
Fim de semana
No último fim de semana de 2018, a umidade diminui e o ar fica um pouco mais seco sobre Roraima e o extremo norte do Amazonas, região de Barcelos e o oeste do Amapá. Nestas localidades, as condições para chuva são bastante pequenas.
No sábado, um corredor de umidade irá facilitar a formação de grandes núcleos de nuvens pesadas entre a região de Cruzeiro do Sul (AC), Tefé (AM), Lábrea (AM), Porto Velho (RO), Santarém (PA), Altamira (PA) e Belém (PA). Nestas áreas, há risco de chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o sol aparece e as pancadas de chuva acontecem à partir da tarde acompanhadas de raios e ventos.
No domingo, o tempo continua instável com chuva a qualquer hora do dia no sul do Pará.
O ar mais seco sobre o extremo norte do Amazonas e Roraima inibe a ocorrência de chuva. Nas demais áreas da Região, o sol aparece e por causa do forte calor e a umidade alta ocorrem pancadas de chuva à partir da tarde que podem ir acompanhadas de descargas atmosféricas.
Foto: Roberto Meira. Belém/PA