Oferecido por
As áreas de instabilidade que avançaram pela Região Sudeste entre a tarde e a noite de quarta-feira (26) causaram volumes elevados de chuva que chegaram a ultrapassar os 50mm, tanto pelo estado de Minas Gerais quanto pelo estado do Espírito Santo.
Os registros de chuva das últimas 24 horas pelo CEMADEN chegaram a 93,4mm na cidade de Ipatinga-MG, 92,8mm em Ataleia-MG, 85,6mm em Caratinga-MG e 83,2mm em Nova Venécia-ES. Já pelas estações do INMET, foram registrados 57,6mm em Venda Nova do Imigrante-ES e 56,4mm em Capelinha-MG.
A previsão para esta tarde de quinta-feira (27) ainda é para temporais nos territórios mineiro e capixaba. A chuva é mais volumosa pelo norte de Minas Gerais e sul do Espírito Santo devido, não só ao calor e à umidade trazida do norte do país, mas também aos ventos que sopram do mar reforçam as instabilidades. Nas últimas 3 horas já houve registro acima dos 10mm de chuva nas cidades de Nova Venécia-ES e Boa Esperança-MG.
Amanhã (28) o tempo ainda segue instável e o dia fica chuvoso no norte mineiro e capixaba, devido à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, que pode ser chamado de cavado. Este sistema aumenta a nebulosidade entre o Sudeste do país, levando precipitação para os 4 estados. A chuva deve atuar de maneira fraca a moderada, variando ao longo do dia. No centro-sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo, as instabilidades ocorrem entre a tarde e a noite.
Leia também: Risco de chuva forte continua em Belo Horizonte