Oferecido por
A última sexta-feira de 2018 amanheceu com muita chuva na região de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Em apenas 6 horas, no período entre aproximadamente 3h30 da madrugada e 9h30 da manhã (horário de Brasília), o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 105,6 mm de chuva. É uma volume extremamente elevado para poucas horas. Este volume de chuva foi medido na região do córrego Barbado e tem potencial para causar alagamentos e enchente repentina. Em outro local da cidade, onde tem um Centro de Saúde, choveu 70,2 mm neste período. No mesmo intervalo de tempo, o CEMADEN registrou 53,1 mm em Rondonópolis.
A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra o aglomerado de nuvens carregadas (manchas coloridas) sobre a região de Cuiabá. Esta área de instabilidade vai ficar ativar por mais algumas horas, mas variando de intensidade. Porém, não dá para descartar que volte e a chover com moderada a forte intensidade no decorrer desta sexta-feira.
Estas nuvens carregadas se formam basicamente por causa do excesso de umidade no ar e de calor que existe sobre o Mato Grosso, e toda a Região Centro-Oeste. Outros locais do estado estão sujeitos a temporais nesta sexta-feira.
Para último fim de semana de 2018, a previsão é de calor, períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite em todo o Mato Grosso. Pode chover com moderada a forte intensidade. Há risco de chuva por todo o estado na passagem para a o ano de 2019.
Foto de Diego Miranda, Cuiabá (MT)