Oferecido por
A última frente fria de 2018 passou pelo litoral sul do Rio Grande do Sul no domingo, 30, e junto com o calor intenso, estimulou a ocorrência de fortes pancadas de chuva em locais dos três estados da Região. Sua massa de ar frio de origem polar veio fraca e foi desviada para o oceano, sem deixar um ventinho fresco para os gaúchos que vários dias sofrem com o calorão.
Esta frente fria se afasta de vez em alto mar nesta segunda-feira, 31 de dezembro, sem conseguir influenciar outras Regiões do país. O ano de 2018 termina com predomínio de ar quente e úmido sobre o Brasil. Por isso, quase todos os estados do Brasil podem ter pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite, com risco de chuva forte especialmente no Norte, no Centro-Oeste, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Primeira frente fria de 2019
A primeira frente fria de 2019 avança rapidamente pela costa da Região Sul nos dias 3 e 4 de de janeiro. O sistema chega ao litoral do Rio Grande do Sul na quinta-feira, 3, e durante a sexta-feira, 4, desloca-se pelo mar e chega ao litoral de São Paulo.
Por causa desta frente fria, o risco de chuva forte aumenta no Sul do Brasil durante a quinta-feira. Na sexta-feira, as condições para fortes pancadas de chuva também aumentam em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
Primeiro fim de semana
No primeiro fim de semana de 2019, 5 e 6 de janeiro, a passagem desta frente fria pelo litoral sul do Rio De Janeiro vai estimular o aumento da chuva sobre este estado e também em áreas do centro-sul de Minas Gerais. Mas esta frente fria deve se afastar do Brasil em seguida e não chega ao Espírito Santo
Não há previsão de resfriamento acentuado sobre o Brasil durante a passagem desta frente fria.
Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)