Oferecido por
A calmaria no tempo na Região Sul está com as horas contadas e uma nova frente fria começar a mudar o tempo a partir desta quinta-feira (3). O sistema está bloqueado no Uruguai e deve avançar pelo litoral do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina ao longo desta quinta. Os temporais retornam e a chuva tende a se espalhar pelo Sul até o final da semana.
Calorão diminui no RS
A frente fria ajuda a aumentar a nebulosidade e formar nuvens carregadas desde cedo sobre o Rio Grande do Sul. Com a mudança, o calor intenso dos últimos dias tende a diminuir. Principalmente o centro-sul gaúcho pode esperar por uma quinta-feira com bastante nebulosidade e chuva a qualquer hora e alerta para temporais. A virada no tempo acontece inclusive na Grande Porto Alegre, que entrou 2019 com muito calor! Ainda vão ocorrer maiores períodos de sol no norte do estado.
O sol forte e o calor continuam sobre Santa Catarina e o Paraná, mas o deslocamento da frente fria vai favorecer as condições para pancadas de chuva entre à tarde e a noite, com maior risco de temporais no sul e no interior catarinense. Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) poderão ter pancadas de chuva moderadas à fortes, com raios, a partir da tarde.
Foto: Dolores Klassen. Aceguá/RS
Semana termina com chuva forte e volumosa
As áreas de instabilidade tendem a aumentar sobre a Região Sul principalmente entre a sexta-feira (4) e o sábado (5). "A frente fria será desviada para o mar, mas teremos a atuação de sistemas de baixa pressão e da circulação de ventos em médios níveis da atmosfera, tudo contribuindo para a formação de nuvens carregadas", explica a meteorologista Aline Tóchio.
A chuva se espalha por Santa Catarina e o Paraná e continua no Rio Grande do Sul, com alto risco de temporais e grandes acumulados. O leste de Santa Catarina deve ficar com o tempo fechado, sujeito a chuva frequente especialmente na sexta-feira e a temperatura cai um pouco mais.
Acompanhe abaixo o aumento do volume de chuva no Sul do Brasil estimado para os próximos dias: