Oferecido por
Na maior parte do Centro-Oeste do país é o calor e alta umidade que ajudam a formar grandes núcleos de nuvens carregadas na maioria dos estados da Região. Mas, uma frente fria em alto mar na altura da Região Sudeste e um sistema de baixa pressão atmosférica que cresce no Paraguai colabora para a formação de muita instabilidade sobre o sul de Mato Grosso do Sul.
Nesta sexta-feira, há possibilidade de chuva forte com raios já pela manhã nas cidades que fazem divisa com o Paraná e em Ponta Porã. No leste de Mato Grosso do Sul, as condições para temporais são altas.
Na capital Campo Grande e em Corumbá, o sol aparece forte, faz calor e há risco de chuva isolada de moderada a forte intensidade com raios e ventania.
No Mato Grosso, áreas de instabilidade deixam o tempo instável com muita nebulosidade intercalando breves períodos de sol. O alerta é para o risco de temporais isolados. Nas demais áreas do estado e também em Goiás e no Distrito Federal, é o tempo quente e úmido que facilita a formação de nuvens carregadas que à partir da tarde provocam as pancadas de chuva típicas da estação.
Fim de semana
O primeiro fim de semana de Verão de 2019 terá sol, calor e chuva na Região Centro-Oeste do Brasil. No sábado, as áreas de instabilidade estarão mais ativas no interior do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e região de Barra dos Garças. Nestas áreas, a chuva acontece a qualquer hora do dia e por vezes pode ser forte e mais frequente. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte as nuvens crescem e ocorrem pancadas de chuva à partir da tarde e noite.
No domingo, as instabilidades perdem força no Mato Grosso do Sul. O sol brilha forte em todo os estados da Região. O calor e alta umidade do ar ajudam a formar nuvens carregadas que provocam pancadas isoladas de chuva acompanhadas de descargas atmosféricas.