Oferecido por
Após uma tarde quente, nuvens carregadas cresceram sobre a Grande São Paulo provocando fortes pancadas de chuva na noite desta quinta-feira, 10 de dezembro. As áreas de chuva se espalharam rápido sobre o Grande ABCD, sobre parte das zonas sul, centro e oeste da capital paulista e também sobre municípios no oeste da Grande São Paulo.
Por causa da chuva forte em pouco tempo, o nível do ribeirão dos Couros subiu rapidamente no ABC paulista. Pelo monitoramento SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo - às 21h50 o ribeirão dos Couros estava no nível de emergência em Diadema, no nível de alerta em São Bernardo do Campo (Vila Rosa) e em atenção na Mercedes/Paulicéia em São Bernardo.
O aeroporto de Congonhas registrava chuva forte às 22 horas e teve rajada de 76 km/h às 22h10.
Mais chuva forte está vindo do sul do estado de São Paulo para a Grande São Paulo, o que deve fazer a chuva se prolongar pela madrugada desta sexta-feira.
Nebulosidade sobre SP vista pelo satélite GOES 16 às 22 horas de 10/1/19
A foto foi tirada por volta de 21h40 de 10/1/19 em São Paulo, no bairro da Vila Madalena olhando para o oeste da Grande SP
Foto de João Basso, São Paulo (SP) na noite de 10/1/19
Esta outra foto é a visão da Moóca em direção ao oeste da capital e da Grande SP
Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP) na noite de 10/1/19
Transbordamento de rios
Com a chuva intensa entre as zonas sul, sudeste da capital e o Grande ABCD, o córrego Ipiranga transbordou às 22h40 na zona sudeste da cidade de São Paulo.
O ribeirão dos Meninos também transbordou às 22h40 em Santo André, na altura da faculdade de Medicina.
O ribeirão dos Meninos, no Clube São José, em São Paulo também extravasou às 22h50
Volumes de chuva
A chuva se intensificou e se espalhou rapidamente sobre a Grande São Paulo. Confira alguns volumes de chuva registrados por pluviômetros monitorados pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais
Acumulados em 1 hora, entre 21h40 e 22h40 de 10/1/19
Santo André/Parque Miami: 52,7 mm
Santo André/Vila Suíça: 34,9 mm
Santo André/Paraíso: 33,4 mm
São Bernardo do Campo/Vl. Esperança: 33,3 mm
São Bernardo do Campo/Jardim Silvinha: 32,0 mm
São Bernardo do Campo/Batistine 31,6 mm
Acumulados em 3 horas, entre 19h40 e 22h40 de 10/1/19
São Bernardo do Campo/centro: 60,4 mm
Diadema/Jardim Novo Lar: 59,2 mm
São Bernardo do Campo/Demarchi: 58,8 mm
Santo André/Parque Miami: 52,7 mm
São Bernardo do Campo/Batistine: 45,6 mm
Risco de temporal é maior em SP nesta sexta
O risco de temporais aumenta no estado de São Paulo nesta sexta-feira. Além do ar que continua muito quente, uma frente fria avança pelo litoral de Santa Catarina e do Paraná e se aproxima do sul de São Paulo, o que vai facilitar a formação de nuvens carregadas sobre o estado.
A sexta-feira é de alerta na Grande São Paulo, pois temporais como os que ocorreram na terça-feira passada, 8, podem se repetir.
O sábado terá sol, calor e mais temporais à tarde e à noite. No domingo, a frente fria já não terá mais efeito sobre o estado, mas o calor forma nuvens carregadas a partir da tarde e as pancadas de chuva retornam.