Oferecido por
Fortes áreas de instabilidade têm provocado chuva volumosa em várias áreas do Nordeste do Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 50,8 mm em São Luis do Quitunde (AL), 46,8 mm em Maceió (AL), 25 mm em Porto das Pedras (AL) e 24,8 mm em Morada Nova (CE).
Nesta quarta-feira (30), a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste e os ventos marítimos que levam umidade para a faixa leste da Região, colaboram para a formação de novas áreas de instabilidade. Por isso, a previsão é de chuva frequente, com até moderada intensidade, em Recife e João Pessoa.
Em praticamente todas as áreas do Maranhão, o sol aparece durante o dia, mas pancadas de chuva ocorrem várias vezes, com moderada a forte intensidade. Em áreas do norte e oeste do Piauí, incluindo a capital Teresina, a previsão é de chuva apenas a partir da tarde. Há risco de raios e de rajadas de vento sobre esses locais.
Já no litoral do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia, chove apenas de forma passageira. Na região de Ilhéus, o dia começa com muita nebulosidade e há possibilidade de chuva já pela manhã.
Foto: Henrique Chen - Recife - PE
Ar seco
Por outro lado, uma grande massa de ar seco e quente vai continuar cobrindo a maioria das áreas do estado da Bahia, sul do Piauí e interior de Pernambuco e Alagoas. Nesses locais, o sol aparece forte e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% nos períodos mais quentes do dia. Não chove.