Oferecido por
Uma grande frente fria avança sobre o Brasil e vai facilitar a ocorrência de ventania em vários estados brasileiros esta semana. Esta frente fria é especial porque vem associada a uma forte massa de frio de origem polar, que não é muito comum para fevereiro. Isto vai causar situações de grande contraste térmico e de pressão atmosférica em muitas áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, que geram vento forte.
O choque entre esta massa ar frio e o ar muito quente que predomina sobre Brasil vai facilitar a formação das grandes nuvens de tempestade que, além da chuva forte, podem provocar também intensas rajadas de vento. A grande variação da pressão atmosférica em áreas relativamente pequenas é outro fator que causa ventos fortes mesmo sem estar chovendo. Em algumas situações poderemos ter vento moderado e constante.
Rajadas de vento de quase 100 km/h já ocorreram no Sul do Brasil na segunda-feira, 11 de fevereiro, e ainda podem ocorrer durante esta terça-feira, 12.
Durante esta terça-feira, 12, e também na quarta-feira, 13 de fevereiro, rajadas de vento intensas entre 70 km/h e 90 km/h podem ocorrer nos estados de São Paulo, Rio De Janeiro, no centro, sul e oeste de Minas Gerais, sul do Espírito Santo, no sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul Mato Grosso.
As capitais do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e Cuiabá também podem sofrer com estas fortes rajadas de ventos, de 70 km/h a 90 km/m nos dias 12 e 13 de fevereiro.
Nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste e nas capitais Goiânia, Brasília e Vitória, podem ocorrer rajadas fortes de vento nos dias 12 e 13 de fevereiro, mas em geral abaixo dos 70 km/h.
Saiba os danos que as fortes rajadas podem provocar
Rajadas de vento de quase 100 km/h no Sul do BR
Confira as maiores rajadas ocorridas no Sul do Brasil no dia 11/2/19 até 17 horas
Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 95 km/h (ocorreram diversas rajadas de vento entre 80 e 95 km/h entre 8h e 14h)
Cruz Alta (RS): 93 km/h
Santa Rosa: 83 km/h
Caçapava do Sul: 82 km/h
Curitiba (aeroporto em São José dos Pinhais): 69 km/h
Baixa pressão atmosférica
Outra situação meteorológica que preocupa esta semana é a formação de uma área de baixa pressão atmosférica durante a sexta-feira, 15 de fevereiro, próxima ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Este sistema de baixa pressão atmosférica fica ativo no litoral da Região Sudeste até o domingo, 17 de fevereiro, e terá influência também no litoral do Paraná, em parte do Espírito Santo e de Santa Catarina. Por isso, toda a faixa litorânea entre Florianópolis e Vitória fica sujeita a rajadas de vento moderadas a fortes, de 50 km/h a 70 km/h entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
Foto de Rogério Leite, São Paulo (SP)