Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Risco de deslizamento no Litoral de SC e Vale do Itajaí

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Risco de deslizamento no Litoral de SC e Vale do Itajaí

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Mário Ziliotto, Florianópolis (SC)

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A chuva não deu trégua no fim de semana ao leste de Santa Catarina e grandes volumes foram acumulados em 24 horas no litoral norte catarinense, na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Em alguns locais, o total de chuva entre o fim da tarde do sábado, 16, e o fim da tarde do domingo, 17, se aproximava dos 200 mm.  Uma estação do Epagri-Ciram registrou 186 mm em uma região de Florianópolis.



    O motivo para tanta chuva é a presença de uma sistema de baixa pressão atmosférica organizado em diversos níveis da atmosfera que começou a influenciar o Sul do Brasil na sexta-feira, 15 de fevereiro, e uma forte circulação marítima com ventos das direções sudeste e leste, que forçaram  um intensa injeção de ar úmido sobre o leste de Santa Catarina.

     

    Mais chuva

    Nesta segunda-feira, a circulação marítima de ventos persiste e o sistema de baixa pressão atmosférica ainda terá influência sobre Santa Catarina. Assim, as condições para chuva persistente continuam no litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. A região de Florianópolis também terá mais chuva.

     

    Devido ao grande volume de chuva acumulado, o risco de alagamentos, enchente e deslizamento é alto.

     

    Confira as informações da Defesa Civil de Santa Catarina emitidas no fim da tarde de 17/2/19

     

    OBSERVAÇÃO 17/02 18:26 - RISCO DE DESLIZAMENTO em Imbituba, Braço do Norte, Rio Fortuna, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.

    ATENÇÃO SMS 17/02 16: 56 - CHUVA MODERADA A FORTE com RAIOS e RISCO DE ALAGAMENTOS para a região Litorânea de SC, nas próximas 2 horas .  

    ALERTA SMS/GOOGLE 17/02 15:30 - RISCO DE DESLIZAMENTO para Florianópolis e Bombinhas.  

    ALERTA 17/02 14:41 - RISCO DE DESLIZAMENTO em Canelinha, Biguaçu e Antônio Carlos.  

    ALERTA SMS 17/02 14:18 - RISCO DE INUNDAÇÕES em Camboriú e Balneário Camboriú.  

    ALERTA SMS 17/02 14:04 - CHUVA MODERADA A FORTE, risco de ALAGAMENTOS para Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, nas próximas 2 horas.

    ATENÇÃO SMS/GOOGLE 17/02 13:50 - RISCO de DESLIZAMENTOS para Ilhota, Itapema, Gaspar, Camboriú, Governador Celso Ramos, Luis Alves, Porto Belo e Tijucas.

     

    O mapa mostra uma visão geral da chuva acumulada em 24 horas no leste de Santa Catarina, de acordo com as observações do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental, agrícola e meteorológico do governo catarinense, considerando o acumulado entre 19 horas do dia 16 e 19 horas do dia 17 de fevereiro de 2019. Veja a legenda de cores, onde o vermelho representa um máximo de 186 mm.



     

    Confira alguns volumes observados neste período


    Florianópolis/ETE - Insular - CASAN: 186,4 mm

    Barra Velha/Itajubá: 182,4 mm

    Balneário Barra do Sul: 166,8 mm

    Joinville/Vila Nova: 121,4 mm

    Santo Amaro da Imperatriz: 118 mm

    Balneário Camboriu/praia das Laranjeiras: 106,8 mm

     

    Pluviômetros do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - também registraram volumes de chuva muito elevados em 24 horas. Entre 18h40 do dia 16 e 18h40 de 17 de fevereiro choveu 163,3 mm no centro de Joinville, 157,2 mm em Palhoça, 157,2 mm em Porto Belo e 129,2 mm em Governador Celso Ramos.

     

    Foto de Mário Ziliotto, Florianópolis (SC)

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias