Oferecido por
São Paulo já acumulou mais de 300 mm de chuva em fevereiro. Até 9 horas do dia 27, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 305,2 mm de chuva na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital. Este volume de chuva é muito elevado e está 24% acima da média de chuva normal para fevereiro. Já choveu tanto quanto em janeiro, que terminou com 305,9 mm de água acumulados em 31 dias, 6% acima da média.
Mais chuva nesta quinta-feira
A cidade de São Paulo está tendo o fevereiro mais chuvoso em 8 anos, desde 2011, quando choveu 311,5 mm, e vai receber mais água nesta quinta-feira, 28, para fazer fevereiro terminar ensopado até a última letra.
As áreas de instabilidade que já estão sobre São Paulo ganham força com a atuação de uma baixa pressão atmosférica sobre o estado. A Grande São Paulo e todas as regiões paulistas ficam com tempo muito instável, com chuva a qualquer hora. A chuva pode cair de várias formas: forte, com raios e vento forte, moderada a forte sem raios, fraca a moderada e persistente.
A alerta para deslizamento, alagamentos e transbordamento de córregos e rios continua em vigor, especialmente para a Grande São Paulo, para serra do Mar e para o litoral, que foram as áreas que receberam os maiores volumes de chuva em fevereiro. O litoral acumulou de 500 mm a 600 mm.
Acompanhe o risco de alagamento na região metropolitana de São Paulo com o Pedagua
Árvores caem mesmo sem chuva e sem vento
A chuvarada de janeiro e de fevereiro encharcou São Paulo. Foram cerca de 600 mm em dois meses, o que significa muita água, pouco menos de 40% da média de chuva para um ano, que é de 1616 mm.
Além de todos os problemas de manutenção e administração, a cidade de São Paulo sente agora as consequências de toda essa água. Desta vez, a chuva tem um peso grande nos problemas.
Com o solo encharcado e o nível dos córregos e rios alto, agora não é preciso mais temporal para causa o transbordamento. Árvores podem tombar mesmo sem ventania.
Foi o que aconteceu na madrugada de 27 de fevereiro de 2019 na região do bairro do Morro dos Ingleses. Não tinha chuva e nem vento e esta enorme árvore veio ao chão.
Foto de Solange Koloszuk, São Paulo (SP), 27/2/19
Foto de Solange Koloszuk, São Paulo (SP), 27/2/19
Ainda tem muita chuva para cair sobre São Paulo até o domingo de Carnaval. Nos próximos dias, fique atento ao estacionar perto de árvores. O mais seguro é deixar o carro em estacionamentos cobertos.