Oferecido por
As nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical estão sobre a costa norte do Nordeste e provocam muita chuva entre o litoral do Maranhão e do Ceará.
A situação é de alerta porque a chuva será forte e persistente várias vezes ao longo do dia, segundo os meteorologistas da Climatempo.
Para se ter uma ideia, já choveu muito neste início de março em São Luis (MA). É época de chuva frequente e volumosa. Em 4 dias já choveu 142,8 milímetros, 30% da média de chuva para o mês que é de 462 mm que é mais elevada do ano.
Todo o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e a Paraíba ficam em atenção para o risco de temporais isolados, incluindo as capitais, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal e João Pessoa.
A intensificação dos ventos ajuda a espalhar muita nebulosidade sobre o litoral da Bahia. O tempo fica mais instável, intercalando períodos de sol no decorrer desta terça-feira de Carnaval. O alerta é para o risco de chuva forte com raios para o litoral sul baiano e a capital Salvador.
O sol aparece e faz bastante calor em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, interior e oeste da Bahia. Em Recife, Maceió e na região baiana de Barreiras já pode chover pela manhã. Meso com a presença do sol, a chuva também acontece a tarde e a noite com moderada a forte intensidade sempre acompanhada de raios e rajadas de vento.
Foto: Roberto Meira - Açailândia - MA
Até, quarta-feira, (06), todo o Nordeste terá condições para pancadas de chuva. O tempo fica mais instável com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia em todo o litoral da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco. Pode chover forte.
Nas demais áreas, sol forte e muito calor. O aquecimento irá favorecer o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva de forma isolada e por vezes fortes e pontuais. Há risco de queda de raios.