Oferecido por
Desde o início do ano, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou quase 708mm de chuva no Mirante de Santana, aproximadamente 43% da média anual de chuva. O volume de chuva de 2019 já é grande, a quantidade de árvores caídas só aumenta e os raios do início de março impressionam até os meteorologistas e matam.
São Paulo pulou o Carnaval de 2019 debaixo de temporal. Toda a tarde teve um em algum (uns) pedaço (s) da cidade. Na tarde da quarta-feira de cinzas três pessoas morreram vítimas de um raio num mesmo local em Arujá, na Grande São Paulo.
Foi um Carnaval “raivoso” e maior quantidade de descargas elétricas atmosféricas ocorreu na quarta-feira de Cinzas. Só na cidade de São Paulo foram mais de 4000 mil descargas em 4 horas.
Carnaval raivoso
Os mapas mostram a densidade de descargas elétricas atmosféricas nos dias 2, 3, 4, 5, 6 e 7 de março de 2019, de acordo com medições da rede Earth Networks. A cor vermelha indica mais de 200 descargas elétricas atmosféricas por quilômetro quadrado.
O temporal desta quinta-feira, 7 de março, na capital paulista foi sentido principalmente nas zonas leste, centro e sul da cidade. Mas a maior densidade de descargas elétricas atmosféricas foi em São Bernardo do Campo. Entre 13 horas e 17 horas ocorreram 2802 descargas elétricas atmosféricas, sendo que 617 chegaram ao solo.
Densidade de descargas elétricas atmosféricas em 7/3/19
Carnaval "raivoso"
A Grande São Paulo teve temporais durante todos os dias do Carnaval 2019. Na sexta-feira, 1 de março, o primeiro dia dos desfiles da escolas de samba de São Paulo, choveu em grande parte do dia, mas não ocorreram descargas elétricas atmosféricas.
Densidade de descargas elétricas atmosféricas em 2/3/19
Densidade de descargas elétricas atmosféricas em 3/3/19
Densidade de descargas elétricas atmosféricas em 4/3/19
Densidade de descargas elétricas atmosféricas em 5/3/19
A quantidade de descargas elétricas atmosféricas no dia 6 de março impressionou até os meteorologistas. Foram detectadas 4310 descargas elétricas atmosféricas apenas sobre a cidade de São Paulo, sendo que 1952 foram raios que chegaram ao solo.
Densidade de descargas elétricas atmosféricas em 6/3/19