1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Tempestade tropical Iba se afasta do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestade tropical Iba se afasta do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Tempestade tropical Iba se afasta do BR

 

A tempestade tropical Iba que se formou sobre o mar no primeiro fim de semana do outono de 2019, entre o litoral do Espírito Santo e sul da Bahia, continuava a se deslocar sobre o oceano se afastando do continente na manhã desta segunda-feira, 25 de março.

 

A influência dos ventos fortes e da chuva forte deste sistema ocorrem sobre águas oceânicas e é perigoso para a navegação marítima. Estes ventos e a chuva forte não atingem diretamente o continente. Porém, a proximidade com a tempestade tropical Iba favorece ventos moderadas, com até 50 km/h no litoral entre o  Espírito Santo e sul da Bahia.

 

As imagens da nebulosidade captadas pelo satélite GOES 16 mostram as áreas de instabilidade de Iba sobre o oceano. A área de instabilidade (mancha vermelha) que aparece próxima ao litoral da Bahia não pertence ao sistema Iba.




NE_instabilidade_tempestadeIBA 25-3-19_animaçao

 

 

A Marinha do Brasil mantém o aviso especial de ventos fortes para as áreas oceânicas ECHO (litoral da Bahia) e DELTA (Espírito Santo).

.

A pressão atmosférica mínima estimada na análise de 12 HMG (9 horas em Brasília) é de 1006 hPa, com centro em 19S e 037W (medidas em graus de latitude e longitude), com vento máximo estimado em 83,2 km/h (45 nós). Veja abaixo o aviso original

 

AVISO ESPECIAL

AVISO NR 211/2019

EMITIDO ÀS 1200 HMG - SEG - 25/MAR/2019

TEMPESTADE TROPICAL “IBA” COM PRESSÃO CENTRAL ESTIMADA DE 1006 HPA EM 19S037W E VENTOS MÁXIMOS ESTIMADOS EM 45 NÓS. PREVISÃO: VENTOS SE/NE FORÇA 7/9 (28 A 47 NÓS) COM RAJADAS NO SETOR LESTE DO SISTEMA E VENTOS SW/SE FORÇA 7 (28 A 33 NÓS) JUNTO À COSTA NA ÁREA ECHO AO SUL DE 16S E NA ÁREA DELTA AO NORTE DE 22S.

POSIÇÃO ESTIMADA:

251800 HMG: 20S037.5W - 1004 HPA - VENTO MÁXIMO MANTIDO ESTIMADO EM 35-45 NÓS - TEMPESTADE TROPICAL

260000 HMG: 20.5S038W - 1006 HPA - VENTO MÁXIMO MANTIDO ESTIMADO EM 35-45 NÓS - TEMPESTADE TROPICAL

ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 208/2019.



Nebulosidade da tempestade tropical Iba vista pelo satélite GOES 16, às 10h15 (Brasília) de 25/3/19

 

 

De acordo com o meteorologista Chris Hebert, da empresa norueguesa de meteorologia StormGeo, espera-se que a tempestade tropical Iba se desloque gradualmente para sudeste nas próximas 24 horas (análise emitida às 08h30, horário de Brasília). Essa trajetória fará com que o sistema se afaste do Brasil em direção ao oceano Atlântico.

 

A previsão de afastamento do sistema é a mais provável, porém a possibilidade de que o sistema tenha uma ligeiro desvio em direção ao continente não pode ser descartada. Mesmo com este ligeiro deslocamento para oeste, as áreas de instabilidade de Iba continuariam sobre o mar nas próximas 48 horas.

 

Mapa de trajetória prevista para a tempestade tropical Iba, de acordo com a StormeGeo

 

 

O meteorologista da StormGeo prevê ainda que as condições atmosféricas devem permanecer favoráveis à trajetória para sudeste nos próximos dias, mas considera também a possibilidade de evolução de Iba para uma tempestade tropical muito forte, com ventos de 60 nós (aproximadamente 110 km/h). Mas a previsão após 36-48 horas, é que de que o cisalhamento do vento aumente, o que causaria o enfraquecimento de Iba e uma transição para tempestade extratropical.

 

Impactos esperados no alto-mar

 

Iba é um ciclone tropical pequeno. Os ventos mais intensos devem ficar confinados a uma distância de 83 a 93 km do centro, enquanto o sistema for classificado como tropical. Esse raio deve se expandir significativamente caso ocorra a transição de tropical para extratropical. Nas proximidades do sistema, o mar fica bastante agitado, com ondas que podem oscilar entre 5 e 7 metros.

 

 

Tempestade tropical Iba aparece como um aglomerado de nuvens carregadas sobre o mar, ao largo do ES e sul da BA

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias