1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Tempo severo no Sul do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo severo no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A primeira semana de abril termina com alerta de alerta para temporais na Região Sul do Brasil. A situação de tempo severo está associada com o deslocamento de uma frente fria que vai causar um grande choque térmico com o ar muito quente que está sobre a Região. Grandes e fortes áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil até o domingo e todos os estados devem ter várias tempestades. Há risco de temporais inclusive nas capitais. Confira alerta de tempo severo especial para esta sexta-feira, 5 de abril



No decorrer desta sexta-feira, a chuva vai parando já pela manhã na fronteira com o Uruguai, mas as outras áreas do Rio Grande do Sul ainda terão muita chuva. Chove em grande parte do dia no centro-oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de ventania.

Para as demais áreas de Santa Catarina e do Paraná há risco de temporais a partir da tarde, inclusive em Florianópolis e em Curitiba.

 

 

Fim de semana

O primeiro fim de semana de abril ainda será muito instável no Sul do Brasil. Porém, a chuva mais forte e volumosa deve cair sobre Santa Catarina e Paraná. A temperatura fica amena em toda a Região.

 

Queda da temperatura

Por causa do grande aumento da nebulosidade e da chuva, a temperatura aie em toda a Região nesta sexta-feira.

A temperatura permanece bastante amena no fim de semana.

 

 

Rio Grande Sul: 100 mm em 6 horas de chuva

Nuvens muito carregadas começaram a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul ontem e várias áreas do estado tiveram temporais. Acumulados de mais de 70 mm em 6 horas foram observados em diversas áreas do estado.

 

 

Nuvens muito carregadas (manchas vermelhas e amarelas) se espalham sobre o Sul do BR

 

 

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados no Rio Grande do Sul pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais entre 18 horas e a meia-noite da sexta-feira, 4 de abril, aproximadamente


Cachoeira do Sul: 102,2 mm

Santa Maria: 95,4 mm

Camaquã: 77,0 mm

Faxinal do Soturno: 70,8 mm

 

Em Porto Alegre choveu entre 30 mm e 50 mm em vários locais neste período.

No meio da noite de ontem, quinta, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 65 mm de chuva em 2 horas em São Vicente do Sul.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias