Oferecido por
Áreas de instabilidade começaram a ganhar força sobre o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, com o retorno da chuva por essas regiões. A tendência é que as nuvens de chuva se espalhem mais sobre as demais áreas do estado de Minas Gerais. Ainda esta semana pode voltar a chover forte nos Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha. Outra mudança no tempo esperada é para o Espírito Santo, com o retorno da chuva forte e volumosa nos próximos dias.
Alerta de temporais
Um sistema de baixa pressão atmosférica atua ao largo da costa do Sudeste e vai estimular a entrada de umidade e a formação de nuvens carregadas primeiramente sobre Minas Gerais. Nesta terça-feira (9), a chuva mais forte e volumosa é esperada o sul mineiro e a região da Serra da Mantiqueira.
O tempo vai seguir instável, com muita nebulosidade no céu e chuva ao longo do dia, que pode ser grossa em alguns momentos, em todo o centro-sul do estado. Volta a chover inclusive na Grande Belo Horizonte, com risco de temporais.
A partir de quarta-feira (10), a chuva tende a ficar mais frequente e abrangente no norte de Minas Gerais e nos Vales do Rio Doce e Jequitinhonha. A chuva pode vir volumosa especialmente no leste do estado.
Foto: Michel Araxá/MG.
Tempo vira no ES
A presença da baixa pressão também vai provocar uma virada no tempo no Espírito Santo. À medida que o sistema se desloca pelo mar, os ventos conseguem trazer umidade e favorecer a formação das nuvens de chuva. Já há condições para chuva forte no sul capixaba nesta terça-feira e a chuva ganha intensidade por outras áreas na quarta e na quinta-feira (11).
Depois de vários dias de tempo seco e sol forte, a chuva retorna a Grande Vitória, com expectativa de acumulados elevados nos próximos dias. A umidade tende a ficar elevada no estado e a chuva acontece pelo menos até o sábado (13).
Confira abaixo os volumes de chuva estimados para a Região Sudeste nos próximos dias: