1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Alerta de temporal no Rio Grande do Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta de temporal no Rio Grande do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Alessandra de Mello - Montenegro - RS

3 min de leitura

Oferecido por

Depois da passagem de uma frente fria em alto mar, outros sistemas vão contribuir para a formação de grandes núcleos de nuvens carregadas no Rio Grande do Sul.

 

Um sistema de alta pressão no mar e um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera colaboram para o transporte do ar frio e úmido para o Rio Grande do Sul. O ar quente que vem do Norte do Brasil também chega ao estado e o contraste destas duas massas vai formar muitas áreas de instabilidade. 

 

Nesta quinta-feira, todo o centro sul gaúcho fica em alerta para temporais. Na região da fronteira, o dia começa chuvoso com ventos soprado entre 60 a 90km/h. Na capital Porto Alegre, na hora da chuva forte as rajadas de vento podem alcançar até 70km/h.

 

Na região de Passo Fundo, no norte do estado, toda a região serrana, Santa Catarina, sul, oeste e leste do Paraná ficam em atenção nesta quinta-feira para o risco de pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.  

 

No norte do Paraná, o sol aparece as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. 

 

Foto: Alessandra de Mello - Montenegro - RS

 

Mais chuva nos próximos dias

 

Na sexta-feira, todo o centro-sul gaúcho permanece com o tempo instável, com muita nebulosidade e previsão de chuva persistente a qualquer hora do dia que por vezes podem ser fortes. Não dá para descartar o risco de temporais isolados. 

 

Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece e a partir da tarde as condições são favoráveis a pancadas de chuva isoladas com raios. 

 

No sábado, a tendência é que vários sistemas meteorológicos atuando em juntos no Sul do país e  ajudem a formar e espalhar muitas áreas de instabilidade na Região. Há risco de temporais nos três estados. 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias