Oferecido por
As nuvens cumulonimbus podem provocar chuva torrencial, granizo, descargas elétricas atmosféricas e também ventos muito intensos e destruidores. Uma nuvem deste tipo pode gerar tornados, downburst ou um microburst (microexplosão). Existe também macroburst (macroexplosão).
A identificação de cada um destes fenômenos exige uma análise técnica que é feita através da observação de imagens específicas das áreas de chuva feita por radares meteorológicos, por imagens da nebulosidade feita por satélites meteorológicos e pela análise do tipo de dano no local onde houve suspeita de ocorrência do vento com velocidade extrema.
Tornado, microexplosão, macroexplosão e dowburst são basicamente correntes de ar extremamente fortes que se desprendem da base de algumas nuvens cumulonimbus.
A nuvem funil é gerada pelo vento intenso, com movimento espiralado, que sai da base da nuvem cumulonimbus. Visualizamos a forma do funil porque o vento intenso levanta poeira e outros objetos sólidos da superfície. O tornado, por exemplo, é a nuvem funil que toca o solo.
Veja qual a diferença entre tornado, microexplosão, macroexplosão e dowburst.