1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Choveu muito na região de Pedro Alexandre (BA) nos últimos dias
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Choveu muito na região de Pedro Alexandre (BA) nos últimos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A comunidade de Quati, no município de Pedro Alexandre, no norte da Bahia, foi alagada nesta quinta-feira, 11 de julho, por causa do rompimento de uma barragem. Pelas notícias da imprensa geral, sabe-se que toda a região entre Pedro Alexandre e Coronel João Sá, que fica ao sul de Pedro Alexandre, ficou alagada com o transbordamento do rio Peixe.



Até por volta das 15 horas, segundo informações divulgadas na imprensa, não havia registro de vítimas fatais, porém 200 famílias estavam isoladas.

A prefeitura de Pedro Alexandre decretou estado de calamidade e de emergência, diante da situação do município que ficou tomado pela água.


Localização de Pedro Alexandre (BA)



Tempo instável nos últimos dias

Toda a região do norte e nordeste da Bahia, Sergipe e também Alagoas ficou com tempo instável desde o dia 7 de julho, domingo, quando uma forte frente fria chegou ao norte da Bahia e depois avançou sobre Sergipe e Alagoas.

Foi a mesma frente fria que trouxe a intensa onda de frio que gelou o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil desde o fim de semana passado, 6 e 7 de julho.

 

Esta região entre a Bahia, Sergipe, Alagoas e o sertão de Pernambuco tem estado nublada e com chuva frequente nos últimos quatro dias. Em várias horas choveu com moderada a forte intensidade. 

A chuva desta frente fria certamente contribuiu para a elevação do rio Peixe e o rompimento da barragem na comunidade de Quati.

Veja quanto choveu entre os dias 7 e 11 de julho de 2019 na região próxima de Pedro Alexandre, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais 

 

Carirá (SE): 138,6 mm

Jeremoabo (BA): 43,2 mm

Nossa Senhora da Glória (SE): 188,8 mm

Coronel João Sá (BA): 90,6 mm

 

A passagem desta intensa frente fria provocou quase 113 mm em Salvador no começo da semana.

Em Aracaju, choveu 224,8 mm entre os dias 8 e 11 de julho.

A região de Paulo Afonso (BA) está com tempo chuvoso há três por causa desta frente fria.

 

Previsão do tempo para os próximos dias

A frente fria já se afastou do Nordeste, mas a infiltração de umidade marítima sobre a região entre a Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas ainda é grande. Há condições para chuva, inclusive na região de Pedro Alexandre, mas com fraca a moderada intensidade.

As condições para chuva diminuem no fim de semana, mas o tempo ainda não fica completamente seco.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias