Oferecido por
Uma nova frente fria avança sobre o Uruguai nesta sexta-feira, 12, e no decorrer do dia causa pancadas de chuva em várias regiões do Rio Grande do Sul. Durante o fim de semana, esta frente fria avança sobre a Região Sul do Brasil e volta a chover também sobre Santa Catarina e Paraná
Risco de chuva forte na fronteira com o Uruguai
Áreas de instabilidade da nova frente fria se espalham pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira,12, e favorecem o aumento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva por quase todo o estado.
Chove desde cedo na fronteira com o Uruguai e há risco de chuva e de ventos moderados a fortes.
Por quase todas as outras regiões gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre, as pancadas de chuva com raios vão ocorrendo durante a tarde ou à noite. Por enquanto, não há previsão de chuva para a região do Planalto, no Noroeste e nem para a serra gaúcha.
Os estados de Santa Catarina e do Paraná continuam com tempo firme nesta sexta-feira. O sol aparece forte e o ar fica muito seco. Níveis umidade no ar de 20% a 30% devem ser observados nas horas mais quentes do dia.
Foto de Tereza Mucha, Santa Rosa (RS)
Fim de semana com mudanças no tempo no Sul
A nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil durante este fim de semana e a chuva se espalha por quase toda a Região.
No sábado, 13 de julho, as áreas de chuva ficam concentradas sobre o Rio Grande do Sul e atingem também o litoral sul e a serra catarinense. As demais áreas de Santa Catarina e do Paraná permanecem com sol e tempo seco, mas terão um aumento de nebulosidade.
No domingo, 14 de julho, as áreas de instabilidade da nova frente fria se espalham sobre o Sul do Brasil podendo chover e ventar com moderada a forte intensidade por quase toda a Região.
A chance de chuva é baixa no centro-norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba. Não deve chover na fronteira com o Uruguai.
Queda da temperatura
A temperatura começa a baixar no Rio Grande do Sul no sábado e no domingo cai também em Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná. Mas esta queda de temperatura no fim de semana será causada principalmente pela chuva e excesso de nebulosidade. A sensação de frio ainda não será grande.
Na segunda-feira, 15 de julho, o ar frio de origem polar volta a entrar com força sobre o Sul do Brasil e a temperatura terá acentuada queda por toda a Região, mesmo assim não será o frio congelante que ocorreu entre os dias 5 e 9 de julho.