Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Recorde de calor em Palmas (TO)

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Recorde de calor em Palmas (TO)

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

    2 min de leitura

    Oferecido por

    Inverno no Brasil não significa dias frios em todo o país. No Tocantins, e na maioria das áreas do Norte, do Nordeste e também na maioria das áreas do Centro-Oeste, o inverno é estação de tardes ensolaradas e quentes. 

     

     

     

    Recorde de calor em Palmas (TO)

    Palmas, capital do Tocantins bateu recorde de calor para este ano na tarde de 15 de julho. Foi a tarde mais quente de 2019, com temperatura máxima de 37,4°C, pela medição das 15 horas (Brasília) feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 37,3°C em 31 de janeiro.



    A elevada temperatura pode ser explicada basicamente pela falta de nuvens, que permite uma intensa incidência de sol o dia todo, e de ventos fracos.

     

     

     

    Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

     

     

    Contrastes invernais 

    Brasil é um país de grande variedade climática e não se pode generalizar as características das estações do ano para todas as Regiões do país. 

     

    Os contrastes de temperatura e de umidade são enormes, principalmente no inverno. Enquanto o ar esquenta com a pouca nebulosidade e falta de ventos frios em parte na Região Norte, o ar frio de origem polar avança sobre a Região Sul e derruba a temperatura novamente. 

     

    A terça-feira, 15 de julho, foi de recorde de calor para Palmas, a capital do Tocantins, mas em Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, capital de Santa catarina, foi uma das tardes mais mais frias deste ano, até agora.

    Segundo o INMET, a temperatura máxima em Porto Alegre foi de 14,1°C  e em Florianópolis foi de 16,2°C.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias