Oferecido por
Inverno no Brasil não significa dias frios em todo o país. No Tocantins, e na maioria das áreas do Norte, do Nordeste e também na maioria das áreas do Centro-Oeste, o inverno é estação de tardes ensolaradas e quentes.
Recorde de calor em Palmas (TO)
Palmas, capital do Tocantins bateu recorde de calor para este ano na tarde de 15 de julho. Foi a tarde mais quente de 2019, com temperatura máxima de 37,4°C, pela medição das 15 horas (Brasília) feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 37,3°C em 31 de janeiro.
A elevada temperatura pode ser explicada basicamente pela falta de nuvens, que permite uma intensa incidência de sol o dia todo, e de ventos fracos.
Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)
Contrastes invernais
Brasil é um país de grande variedade climática e não se pode generalizar as características das estações do ano para todas as Regiões do país.
Os contrastes de temperatura e de umidade são enormes, principalmente no inverno. Enquanto o ar esquenta com a pouca nebulosidade e falta de ventos frios em parte na Região Norte, o ar frio de origem polar avança sobre a Região Sul e derruba a temperatura novamente.
A terça-feira, 15 de julho, foi de recorde de calor para Palmas, a capital do Tocantins, mas em Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, capital de Santa catarina, foi uma das tardes mais mais frias deste ano, até agora.
Segundo o INMET, a temperatura máxima em Porto Alegre foi de 14,1°C e em Florianópolis foi de 16,2°C.