Oferecido por
A chuva volumosa que caiu sobre a região metropolitana de Recife de ontem para hoje deixou parte da cidade debaixo d´água. Os vários deslizamentos fizeram ao menos 8 vítimas fatais, segundo informações da imprensa. Julho é um mês de chuva frequente no litoral de Pernambuco e é comum ocorrerem dias com chuva volumosa. De ontem para hoje, em apenas 24 horas, Recife recebeu 25% da média de chuva para todo o mês de julho.
Chuva diminui nos próximos dias
A chuva ainda persiste sobre a Grande Recife nesta quarta-feira, variando de fraca a moderada intensidade . O risco de raios é baixo.
Nos próximos dias, pelo menos até a segunda-feira, 29 de julho, toda a região de Recife, o litoral, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco ainda terão chuva frequente, porém menos volumosa e menos persistente do que ontem e hoje.
A previsão ainda é de chuva a qualquer hora nos próximos dias, mas já intercalada com horas de sol e com intensidade em geral fraca. Nesta quinta-feira, a região de Recife ainda poderá ter chuva moderada.
25% da chuva de julho em 24h
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 88,8 mm em 24 horas sobre Recife no período entre 9h de ontem e 9 horas de hoje, na medição automática. A outra medição convencional ainda não estava disponível no sistema do INMET até a publicação desta matéria..
Isto é muita chuva e representa cerca de 25% da média de chuva para o mês de julho que é de aproximadamente 354 mm.
Foto de Alexandre da Silva Cruz, Ipojuca/Porto de Galinhas (PE): mar agitado em 24/7/19
Julho é mês de chuva em Recife
Na escala anual, os meses de abril, maio, junho e julho têm as maiores médias mensais de precipitação na região de Recife. A primeira é a de junho, com 391 mm e a segunda maior média de precipitação mensal é a de julho, com aproximadamente 354 mm.
Julho ainda é um mês de chuva frequente no leste e no litoral de Pernambuco e é comum ocorrerem dias com chuva volumosa.
Pela medição da estação automática já choveu cerca de 330 mm em 24 dias de julho de 2019, volume quase igual à média.
A região Recife já tinha tido muita chuva em junho, cerca de 400 mm na medição automática do INMET. O solo já estava com muita água acumulada e o grande volume de chuva nos dois últimos dias facilitou a ocorrência de deslizamentos de terra.
Infelizmente, mesmo com a previsão de diminuição da chuva nos próximos dias, não se pode descartar a ocorrência de novos deslizamentos porque o solo está encharcado.
Chuva na costa leste
Toda a costa leste do Nordeste ainda tem condições para chuva nos próximos cinco dias.
Na sexta-feira e ,26 de julho, e no fim de semana, a chuva deve ser mais frequente na região do litoral de Sergipe e de Alagoas.
O ar seco predomina por quase todo o Nordeste e a maior parte da região terá dias com sol e sem previsão de chuva até a próxima segunda-feira, 29 de julho.
Há condições para pancadas de chuva com raios no litoral do Maranhão.
O mar ainda está agitado na costa leste do Nordeste, mas a tendência é de diminuição das ondas a partir desta quinta-feira.