Oferecido por
O sol alaranjado forte que foi visto na cidade de São Paulo no fim da tarde da segunda-feira, 16 de setembro, era o sinal de um ar mais poluído, com maior concentração de partículas poluidoras presentes na baixa atmosfera. A semana que começou muito seca vai terminar com um pouco de chuva.
Calor e secura no ar incomodaram novamente os paulistas. A temperatura máxima na região da capital ficou em torno dos 34°C e o interior teve temperaturas entre 36°C e 38°C no centro-oeste e norte do estado.
Foto de Elza, São Paulo (SP) em 16/9/2019
O oeste e o noroeste do estado de São Paulo foram os locais mais secos na tarde desta segunda-feira. Em Presidente Prudente, a umidade relativa do ar na região do aeroporto local chegou aos 9%. Jales registrou 12%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na cidade de São Paulo, por instrumentos automáticos, o INMET registrou umidade relativa de 14% a 16% entre 14 horas e 18 horas. O menor valor foi 14% entre 15 horas e 16 horas.
Apenas o litoral deve níveis de umidade acima de 50%.
Quando volta a chover?
O visual do pôr do do sol alaranjado é muito bonito, mas a região da capital paulista está mesmo precisando é de uma boa chuva para limpar o ar.
Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia a última chuva que molhou a cidade ocorreu no início do mês. Entre os dias 1 e 4 de setembro choveu 61,4 mm, que representam grande parte a média de chuva para setembro, que é de aproximadamente 84 mm.
Foto de Nathaly Lobo, São Paulo (SP) em 16/9/2019
Frente fria fraca
Nesta terça-feira, 17, uma frente fria passa pelo litoral paulista, mas sem força para vencer a massa quente e seca que predomina sobre o estado de São Paulo. Muitas nuvens se formam pelo litoral, mas a chance de chuva é baixa.
A passagem desta frente fria vai fazer com que o vento úmido marítimo volte a soprar sobre o estado, mas só à tarde e principalmente à noite. Mas o ar úmido chega fraco e não vai fazer grande diferença. A maioria das áreas do interior paulista vai continuar seco. Na Grande São Paulo, a umidade até aumenta, algumas nuvens se formam, mas o ar fica só menos seco. Não tem chuva por enquanto.
Foto de Fabiana Paiva, São Paulo (SP) em 16/9/2019
Semana termina em pancadas de chuva
As condições para chuva aumentam no estado de São Paulo no fim da semana com a chegada de outra frente fria que terá força para mudar o tempo.
Na tarde da quinta-feira, dia 19, pancadas de chuva já são esperadas para a divisa com o Paraná e na sexta-feira, 20 de setembro, pode chover um pouco em todas as regiões paulistas. A semana é quente e só vai refrescar no sábado no leste do estado, onde está a Grande São Paulo.
As chances de chuva e queda da temperatura aumentam na próxima semana com a passagem de outra frente fria, com moderada a forte intensidade.