Oferecido por
Nuvens muito carregadas passaram sobre Cuiabá durante o começo da noite da quinta-feira, 17 de outubro, provocando chuva forte e muita ventania. As nuvens de temporal se formaram após o intenso calor da tarde, quando a temperatura chegou aos 39°C em Cuiabá.
O aeroporto de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, registrou uma rajada de vento com 107 km/h às 20h46 (hora de Brasília). Pouco depois, às 21 horas (Brasília), outra rajada atingiu os 70 km/h. às 20h38 já havia ocorrido rajada de 52 km/h.
Rajadas da ordem de 100 km/h podem arrancar algumas árvores pela raiz e também causar destelhamento.
A chuva forte fez a visibilidade do aeroporto baixar de 5000 metros para apenas 100 metros em menos de 10 minutos.
Centro-Oeste tem temporais nos próximos dias
Com o ar muito quente e a disponibilidade de ar úmido que já existe sobre a Região Centro-Oeste, nuvens carregadas vão se formar em várias áreas de quase toda a Região nesta sexta-feira, 18. A chuva não é generalizada, mas pode cair na forma de temporais.
As pancadas de chuva nesta sexta podem ocorrer em todas as áreas de Mato Grosso, todas as regiões de Mato Grosso do Sul e no centro-sul e oeste de Goiás.
Há risco de fortes rajadas de vento, com até 80 km/h, de forma geral.
Não há expectativa de chuva para o Distrito Federal e nem para as áreas no leste e nordeste de Goiás.
Foto de Gean Carlos, Castanheira (MT)
Risco de temporais é maior no fim de semana
Durante o fim de semana, as áreas de instabilidade se intensificam sobre o Centro-Oeste e o risco de temporais é maior.
As condições para chuva aumentam especialmente sobre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. A região de Brasília deve ter pancadas de chuva só no domingo.