Oferecido por
A grande concentração de ar úmido e quente ainda vai trazer bastante instabilidade para parte da Bahia, do Maranhão e do Piauí nesta quinta-feira, 24 de outubro. As demais áreas do Nordeste vão seguir influenciadas por uma massa de ar seco.
Bahia com risco de temporais
O sul e oeste da Bahia estão em alerta de risco de temporais nesta quinta-feira. A previsão para o extremo sul do estado, incluindo a região de Vitória da Conquista, é de chuva forte e volumosa. Nas demais áreas do oeste e sul do estado a chuva deve cair a qualquer hora, com moderada a forte intensidade, mas o sol ainda pode aparecer em alguns momentos, entre muitas nuvens.
Confira alguns volumes de chuva elevados registrados na Bahia
Pancadas de cuva no MA e PI
A região de Salvador vai ter chuva fraca e passageira, mas na região da Barra, na Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão as condições são para sol durante o dia e pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, com moderada a forte intensidade.
Ar seco e sol
A previsão para as demais áreas do Nordeste, incluindo as capitais São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju, é de sol, calor e ar seco. Nestes locais, desconsiderando apenas as regiões litorâneas, a umidade relativa do ar vai chegar em índices entre 21% e 30%, nas horas mais quentes do dia.
Estes valores são muito baixos, pois o ideal para não afetar a saúde humana é que a umidade no ar permaneça acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Foto de Ryan Carlos, Vitória da Conquista (BA)
Chuva volumosa na Bahia
Áreas de instabilidade se intensificaram sobre a Bahia e grandes volumes de chuva voltaram a cair sobre áreas do litoral e do interior baiano nesta quarta-feira, 23 de outubro. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 38,0 mm de chuva em apenas 1 hora em Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A região de Porto Seguro e de Abrolhos, no litoral sul baiano, também tiveram chuva moderada a forte.
A chuva começou a se intensificar no oeste e sul da Bahia na terça-feira, 22 de outubro. Confira alguns volumes acumulados elevados registrados pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - no período de 24 horas, entre 17 horas do dia 22 e 17 horas de 23 de outubro de 2019:
Caraíbas: 83,6 mm
Prado/Ribeira: 56,8 mm
Anagé: 54,4 mm
Juazeiro/Itaberaba: 49,0 mm
Irecê: 46,8 mm
Porto Seguro/Trancoso: 39,1 mm
Tendência para os próximos dias
As áreas de instabilidade vão perder força sobre o Nordeste nos próximos dias. Nesta sexta feira, no extremo sul da Bahia, na região de Recife, de João Pessoa e de Natal a chuva será fraca e passageira, com mais volume pela manhã apenas no extremo sul da Bahia. Nas demais áreas do sul e oeste da Bahia, no extremo sul do Piauí e no oeste e sul do Maranhão a chuva vai cair a partir da tarde, em forma de pancadas. Nos outros locais da Região o dia vai ser ensolarado e sem chuva.