Oferecido por
Minas Gerais tem sido destaque nos últimos dias, porque em cada extremo do estado, o tempo está bem diferente. Enquanto, o tempo seco e quente tem predominado no norte do estado. No centro-sul, é muita água que tem caído de forma frequente.
De acordo com dados do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, no período de 24 horas, entre meio dia de ontem (6) e hoje (7), choveu na estação do centro da cidade de Viçosa, 51,4 milímetros, na estação de Lourdes em Perdões 48mm e em Passos na estação chamada de Exposição choveu 47,8 milímetros.
O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, registrou no mesmo período de 24 horas, um acumulado de aproximadamente 62 milímetros em Passos e 58 milímetros em Barbacena. Na cidde de Bambuí, o órgão registrou em sua estação 48 milímetros de chuva.
Nesta quinta-feira, novamente há condições para chuva no sul e na zona da mata de Minas Gerais. As condições da atmosfera estão favoráveis a formação de muitas nuvens nestas localidades e há risco de chuva forte que pode vir acompanhada de raios. No norte de Minas Gerais, a situação é inversa. O ar está muito seco e inibe a ocorrência de chuva. Com o sol brilhando forte a temperatura tem registrado temperaturas muito elevadas. Os termômetros disparam nas horas mais quentes do dia. Em Araçuaí a temperatura máxima registrada ontem (6), foi de 41,9ºC. Em Itaobim, 40,7ºC e em São Romão 40,3ºC, segundo dados do Inmet.
No oeste e na Grande Belo Horizonte, a previsão de sol e calor. Há condições para pancadas isoladas de chuva com raios.
Foto: Lucia Ayres - Barroso - MG
Próximos dias
Nesta sexta-feira, o estado de Minas Gerais segue dividido por condições diferentes de tempo. No norte de Minas Gerais é a massa de ar seco que influência e inibe a formação de nuvens e chuva. Faz bastante calor com temperatura elevadas e umidade abaixo de 30%.
Já, no sul do estado, no triângulo mineiro e na zona da mata, a umidade elevada e a formação de áreas de instabilidade determinadas pela presença de um sistema meteorológico chamado de cavado irão espalhar muitas nuvens de chuva. O alerta é para temporais.
Nas demais áreas, mineiras, o sol aparece e há condições para pancadas isoladas de moderada a forte intensidade com trovoadas.
No fim de semana, as condições continuam muito parecidas. Enquanto, o norte mineiro segue seco e quente o centro-sul de Minas segue com condições para tempestades. Na Grande Belo Horizonte pode voltar a chover forte no sábado e no domingo.