Oferecido por
A atuação de uma frente fria e áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão vão colaborar para aumentar s condições de chuva em várias áreas de minas Gerias nas próximas 48 horas.
Nesta terça-feira, véspera de Natal, a região da zona da mata mineira, a Grande Grande Belo Horizonte e a região central do estado ficam sujeitas a fortes pancadas de chuva. Muitas nuvens carregadas se espalham sobre a região e deixam o tempo bastante instável.
A situação é de alerta total para o risco de temporais não apenas sobre a Grande Belo Horizonte, mas em quase todas as regiões mineiras. Só não deve chover muito, por enquanto, em áreas localizadas ao norte do estado na divisa com a Bahia.
Alto volume de chuva em Minas Gerias
Nuvens muito carregadas, geradas pelo calor e a aproximação de uma frente fria, cresceram sobre a Grande Belo Horizonte e provocaram grandes acumulado de chuva em um período de 24 horas. Em, Monte Verde, no sul de minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 91 milímetros de chuva acumulados apenas entre 11h de ontem (22) e 11 horas de hoje (23). Na região de Ibirité, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou no mesmo período, um acumulado de 69 milímetros e em Curvelo 63 milímetros.
Belo Horizonte teve fortes pancadas de chuva no fim da noite de ontem e na primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (23). A chuva aconteceu em forma de pancadas com um total acumulado de aproximadamente 20 milímetros, até a medição das 11 horas da manhã desta segunda-feira.
Foto: Petrina Avelar - Belo Horizonte - MG
Mais chuva
O tempo segue instável na tarde e noite de hoje (23) com chuva a qualquer hora na capital mineira. Os temporais de terça-feira devem se concentrar sobre a região de Viçosa, Colatina, Grande Belo Horizonte, Vale do Mucuri e a região central do estado. Nestas localidades, a chuva forte deve vir acompanhada de raios e rajadas de vento. Há possibilidade para o acúmulo de grandes volumes de chuva, o que podem provocar o transbordamento de córregos e rios.
A instabilidade diminui na quarta-feira, dia de Natal. Todo o estado de Minas terá mais períodos de sol, mas por causa da umidade elevada ainda presente na atmosfera e o calor há condições para pancadas de chuva, mas de forma mais isolada e acompanhada de raios.
Leia também: Previsão para o Natal na Região Sudeste