Oferecido por
O excesso de chuva e de nebulosidade deixou São Paulo com menos calor do que normalmente teria em fevereiro. Segundo o INMET, em 27 dias choveu quase 500 mm no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, mantendo fevereiro de 2020 como o fevereiro mais chuvoso em 77 anos de medições no Mirante. Este mês também ficou entre os 10 mais chuvosos desde 1961.
Madrugada mais fria do ano
O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 15,6°C de temperatura mínima nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. Esta foi a menor temperatura de 2020 até agora. O recorde anterior era de 16,0°C, no dia 23 de fevereiro, também feita por medição automática.
Esta temperatura foi feita pela estação meteorológica automática (medidas feitas sem interferência de um ser humano) localizada no mesmo local onde estão os instrumentos da estação meteorológica convencional no Mirante de Santana. O INMET informou que no início do Carnaval houve um problema com o termômetro que mede a temperatura mínima no modo convencional (feita por uma pessoa). Por isso, desde o dia 22, a temperatura mínima considerada é da estação automática. De modo geral, a diferença entre a medição convencional e a automática é de 1 ou 2 décimos.
Um novo recorde de menor temperatura mínima poderá ocorrer na madrugada de sexta-feira, 28 de fevereiro. A temperatura na cidade de São Paulo vai continuar amena, abaixo do que é normal para esta época, pelo menos até a próxima segunda-feira, 2 de março.
Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP)
Fevereiro menos quente
O excesso de chuva e de nebulosidade deixou São Paulo com menos calor do que normalmente teria em fevereiro. Tecnicamente fevereiro é o mês o mais quente na cidade de São Paulo, com a maior média de temperatura máxima, que é de 28,8°C, e a maior média da temperatura mínima, que é de 19,5°C.
Segundo dados do INMET, a média das temperaturas máximas registradas em 27 dias foi de 27,3°C, que ficou 1,5°C abaixo da média Climatológica.
Em 27 dias, apenas 7 dias tiveram temperatura máxima igual ou acima dos 30°C e em 11 dias, a temperatura máxima ficou acima da média climatológica de máxima que é de 28,8°C.
A temperatura máxima do dia 27 de fevereiro, lida às 15 horas, foi de 22,3°C, configurando uma das tardes mais frias do ano até agora.
Fevereiro mais chuvoso em 77 anos.
O INMET registrou 43,6 mm entre 9 horas do dia 26 e 9 horas do dia 27 de fevereiro. O total acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 27 de fevereiro foi de 483,6 mm, valor que está 96% acima da média que é 246,2 mm.
Fevereiro de 2020 está sendo o fevereiro mais chuvoso na cidade de São Paulo em 77 anos de medições, desde 1943, quando começaram as medições no Mirante de Santana.