Oferecido por
O estado de Mato Grosso do Sul vem sendo uma das regiões mais quentes e mais secas do país desde o dia 7 de março. Com temperatura em torno dos 39°C, Corumbá, na fronteira com a Bolívia, tem ficado entre os 5 locais mais quentes do Brasil, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta terça-feira, Corumbá registrou 38,2°C e foi a maior temperatura no estado e uma das 10 maiores no país. Na capital, Campo Grande, a temperatura chegou aos 33,5°C.
Além de muito quente, o estado de Mato Grosso do Sul também tem tido dias bastante secos, com níveis de umidade próximos dos 20%. Nesta terça-feira, o INMET registrou 22% em Amambai e 25% em Dourados e em Sete Quedas. Em Campo Grande, o nível mínimo de umidade no ar chegou aos 24%.
Quarta-feira quente e seca
O sol forte, o tempo seco e quente ainda predominam sobre o Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira, 11 de março. A baixa umidade do ar inibe o crescimento de grandes nuvens e não há previsão de chuva no estado.
A população vai continuar sentindo bastante calor, com temperaturas entre 34°C e 39°C à tarde. Nas horas mais quentes do dia, o nível de umidade no ar volta a ficar próximo dos 20%.
Atenção com a secura do ar
Procure hidratar-se mais nos dias secos tomando mais água ou outros líquidos não alcoólicos. Lembre-se de umidificar também a pele, a boca, narinas e olhos. O ressecamento das vias aéreas superiores é uma porta aberta para entrada de vírus de gripe.
Foto de Feodor Nenov, Corumbá (MS)
Quando volta a chover?
Durante a quinta-feira, 12 de março, a umidade aumenta em Mato Grosso do Sul. A nebulosidade deve aumentar também e há uma possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite no centro-oeste e norte do estado. Estas pancadas de chuva devem ocorrer em pequenas áreas e devem ser de curta duração, mas podem ser moderadas a fortes. Há previsão de pancadas de chuva também para Campo Grande.
A chance de chover no oeste e sul de Mato Grosso do Sul permanece baixa pelo menos até o domingo, 15 de março.
Volta a chover em Cuiabá
Depois de várias secos, a região de Cuiabá volta a ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde desta quarta-feira 11 de março. As áreas de instabilidade que já estão sobre centro-norte de Mato Grosso se expandem para o sul e para o oeste do estado.
Até o domingo, 15, as pancadas de chuva devem ocorrer em todas as regiões de Mato Grosso.