Oferecido por
Uma massa de ar seco que atua no Sul do Brasil inibe as condições de chuva. Neste fim de semana, o tempo segue firme no Paraná, Santa Catarina e em quase todas as áreas do Rio Grande do Sul.
Neste sábado (14), o sol aparece em todos os estados da Região. Uma frente fria que atua no Uruguai colabora para o crescimento de nuvens e algumas pancadas de chuva na região da fronteira gaúcha com o Uruguai.
Nas demais áreas da Região Sul, o tempo segue firme, o sol brilha forte entre poucas nuvens e não há expectativa de chuva. Faz bastante calor.
No domingo, a frente fria se afasta para oceano, mas um sistema de baixa pressão entre a Argentina e Paraguai associados ao ventos úmidos que sopram do mar colaboram para espalhar muita nebulosidade e chuva no centro-sul do Rio Grande do Sul. Na região de Uruguaiana, Bagé e Rio Grande chove a qualquer hora do dia intercalando alguns períodos de sol. Em Santa Maria, o sol aparece e a partir tarde há condições para pancadas de chuva isoladas com raios.
Nas demais áreas do Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná, inclusive as capitais, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o último dia do Verão será marcado por muito sol, calor e nada de chuva.
Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)
Estiagem
O estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando uma forte estiagem que atinge cada vez mais municípios. De acordo com dados da Defesa Civil do estado, até o dia 13 de março, havia um total de 161 municípios em situação de Emergência e 15 apenas com Registro no S2ID — Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Totalizando 176 cidades com problemas ocasionados pela estiagem.
De acordo com o meteorologista Filipe Pungirum da Climatempo, para os últimos dias do Verão, período entre 16/03 a 20/03, existe a possibilidade de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Porém, não é o suficiente para recuperar a situação de estiagem no estado. Esta recuperação deve ocorrer de fato, entre abril e maio.